USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

III Vivência de Pré-Iniciação Científica promove imersão universitária para 51 estudantes do ensino médio

Vivência de Pré-Iniciação Científica no Laboratório de Ensino do IQSC-USP, área 2. Foto: Grupo EducAção

Nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, o Grupo EducAção  do Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP) promoveu a terceira edição da “Vivência de Pré-Iniciação Científica”. O evento contou com a participação de 51 estudantes do ensino médio, bolsistas e voluntários de Pré-Iniciação Científica que desenvolvem projetos científicos alinhados às pesquisas de alguns dos professores do IQSC, adaptados ao nível de ensino. Os projetos são orientados tanto por professores universitários quanto por docentes das cinco escolas públicas de São Carlos e região, parceiras do grupo. O principal objetivo da vivência foi oferecer uma experiência prática e imersiva no ambiente universitário, permitindo que os jovens vivenciassem a rotina acadêmica e se conectassem de forma aplicada com a ciência.

Pesquisadora Ana Claudia Kasseboehmer recepciona os participantes. Foto: Grupo EducAção

Durante os três dias de evento, os estudantes participantes tiveram a oportunidade de realizar experimentos no laboratório de ensino, acompanhados pelos técnicos Karina Escrivão Henrique, José Fernando Nascimento e Walter André da Costa, de orientadores e de graduandos e pós-graduandos do IQSC. Os experimentos e outras atividades desenvolvidas enfocaram questões de relevância social e ambiental, especialmente a temática das mudanças climáticas. Para isso, foi promovido uma conversa científica com o Prof. Dr. Eduardo Bessa Azevedo e a pesquisadora Renata Vilar de Almeida com debates e reflexões que ressignificassem mitos e concepções equivocadas sobre as mudanças climáticas, desafiando os estudantes a questionarem as informações falsas que circulam amplamente e a entenderem o impacto real desses fenômenos no planeta, por meio de uma abordagem científica e baseada em evidências.

Pesquisador Eduardo Bessa Azevedo (IQSC-USP) durente abordagem sobre as mudanças climáticas. Foto: Grupo EducAção

Outro momento de destaque foi a mesa redonda, que contou com a participação da vereadora Larissa Camargo, do vereador Djalma Nery, da doutoranda do IQSC Iana Vitória de Souza Oliveira da USP, do professor da rede pública de ensino Bruno Figueiredo e da estudante do terceiro ano do ensino médio e bolsista de pré-iniciação científica Kaene Ramos da Silva. Na mesa, discutiu-se sobre a importância da participação cidadã na construção da dignidade humana, destacando como a educação desempenha um papel fundamental nesse processo, permitindo ao indivíduo reconhecer e afirmar sua própria dignidade.

Mesa Redonda discutiu como a educação impacta na formação cidadã. Da esquerda para a direita: Iana Oliveira, Kaene Silva, Bruno Figueiredo, Djalma Neri, Larissa Camargo (em pé). Foto: Grupo EducAção

Para encerrar a vivência, os estudantes tiveram uma tarde cultural com o grupo Maracatu Rochedo de Ouro, que proporcionou uma imersão na diversidade cultural brasileira, valorizando a música e as manifestações artísticas locais. Essa atividade buscou sensibilizar os estudantes para a importância da cultura como parte fundamental da identidade e do desenvolvimento humano.

Apresentação do Grupo Maracatu Rochedo de Ouro. Foto: Grupo EducAção

O evento ocorreu graças ao engajamento dos pesquisadores Ana Cláudia Kasseboehmer, Benedito dos Santos Lima Neto, Bianca Chieregato Maniglia, Eduardo Bessa Azevedo, Fábia Monique de Souza Xavier, João Henrique Alves Grava Molina, Lorena Oliveira de Sousa, Marcos Roberto de Vasconcelos Lanza e Pedro Cardoso de Araujo, do apoio da Diretoria do IQSC com a doação de jalecos para os estudantes, da participação das bolsistas PUB Letícia Veloso Ferreira, Lara Vitoria Barbosa e do financiamento da FAPESP (Processos #2022/05934-0 – “EducAção: grupo de desenvolvimento profissional como estratégia para melhoria da qualidade da aprendizagem na educação básica”; Projeto Temático #2022/12895-1 – “Processos avançados para a degradação de poluentes emergentes: materiais catalíticos, sensores eletroanalíticos e divulgação científica”) e do CNPq (Processo 304087/2021-1 – “Estudo da contribuição de atividades de Divulgação Científica da universidade pública para a formação do espírito científico”).

Esta atividade relaciona-se com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): 1 – Erradicação da pobreza, 4 – Educação de qualidade e 10 – Redução das desigualdades.

Notícia cadastrada por Ana Cláudia Kasseboehmer
O conteúdo da notícia é de inteira responsabilidade do autor.