Do IQSC para o mundo: Rodrigo Braz Carneiro

Rodrigo Braz Carneiro , pesquisador de pós-doutorado no Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), e mestre e doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), desenvolveu um projeto inovador no Institute of Environmental Assessment and Water Research (IDAEA), parte do Spanish Council of Scientific Research (CSIC), em Barcelona, Espanha.

O objetivo de sua pesquisa foi entender melhor as reações bioquímicas que ocorrem com fármacos e produtos de cuidados pessoais, como anti-inflamatórios e parabenos, que acabam atingindo as redes de esgoto.

Durante seu intercâmbio financiado pela FAPESP, que ocorreu de 01 de fevereiro de 2023 a 31 de janeiro de 2024, Rodrigo aprimorou técnicas avançadas de cromatografia e espectrometria de massas, além de expandir seus horizontes culturais e linguísticos.

“Foi uma experiência enriquecedora tanto no aspecto técnico-profissional quanto no pessoal. Conhecer novas culturas e trabalhar em um instituto dedicado à pesquisa foi gratificante e me proporcionou novas perspectivas para a carreira de pesquisador”, declara Rodrigo, que é supervisionado em seu pós-doutorado pelo professor Dr. Álvaro José dos Santos Neto.