Métodos Baseados em Estrutura e Aprendizado de Máquina na Descoberta de Antibióticos

Neste webinar, o Prof. Dr. Oliver Koch apresentará os desenvolvimentos mais recentes de seu grupo na área de aprendizado de máquina aplicado ao design de medicamentos. Ele também discutirá o desenvolvimento de novos compostos direcionados ao Mycobacterium tuberculosis, o agente causador da tuberculose.

O palestrante atua junto ao Instituto de Química Farmacêutica e Medicinal da Universidade de Münster, Alemanha. Sua pesquisa se concentra em métodos computacionais no design racional de medicamentos, com ênfase no design baseado em estrutura e em decisões orientadas por big data para desenvolver moléculas bioativas e compreender a seletividade, promiscuidade e polifarmacologia das interações proteína-ligante. O trabalho in silico é combinado com avaliação bioquímica e síntese orgânica para a identificação e otimização de moléculas promissoras.

Além disso, o Prof. Koch é Investigador Principal do Chembion, uma colaboração de seis grupos focada na biologia química dos canais iônicos, e membro da Aliança Internacional de Pesquisa para Descoberta e Desenvolvimento de Antibióticos (IRAAD). Ele foi laureado com o Prêmio de Inovação em Química Médica/Farmacêutica da Sociedade Química Alemã (GDCh) em 2020.

O evento integra a programação do SancaMedChem Webinar, com foco em aspectos modernos da descoberta de fármacos, organizado pelo Grupo de Química Medicinal e Biológica do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP.

Inscrição: no site do IQSC

Link de transmissão:  clique aqui.