Webinar aborda como o gás carbônico pode ser usado como matéria-prima para a indústria química

O dióxido de carbono (CO2), tradicionalmente considerado um subproduto ou gás de efeito estufa, está ganhando atenção crescente como uma matéria-prima valiosa na indústria química. A transformação do CO2 em produtos químicos úteis oferece um duplo benefício: mitigar as emissões de gases de efeito estufa e fornecer uma fonte sustentável de carbono para a produção industrial. Seguem exemplos dos principais usos do dióxido de carbono na indústria química: a produção de produtos químicos, a síntese de polímeros, combustíveis e energia, gasolina sintética, materiais de construção, indústria de alimentos e bebidas, bem como a produção de fármacos e cosméticos.

Imagem: Canva

O assunto será abordado por Claudio Pinheiro da Silva Junior, em webinar aberto aos interessados.

O pesquisador é docente da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), atuando nas disciplinas de Química Geral, Química Inorgânica, Química Ambiental, Química e Segurança, Prática Docente em Química, Bioquímica e Instrumentação para o Ensino de Química. Na mesma instituição já atuou como coordenador do Curso de Licenciatura em Química (2021) e Coordenador do Programa de Inclusão, Acesso e Permanência (PIAP/PROEAC/UNIFAP). Desenvolve o doutorado junto ao Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), sob orientação do professor Dr. Ubirajara Pereira Rodrigues Filho, do Grupo de Química de Materiais Híbridos e Inorgânicos.

Agende:
Dióxido de carbono como matéria-prima para a indústria química
11/06/2024, 17h, pelo Google Meet
Inscrições: no site do IQSC

com informações de Claudio P. Silva Jr.