Fala PET – episódio fala sobre “A Contribuição da Ciência Brasileira no Combate à Dengue”

Imagem: PET

Com a nova epidemia de dengue acontecendo no país, é importante entender o papel dos cientistas brasileiros no combate a essa doença. Nesse novo episódio do FALA PET, o grupo PET trouxe informações que vão além de não deixar água parada em casa, explicando porque não usamos mais o termo “dengue hemorrágica”, qual a situação real dos números de casos da doença no Brasil, os tipos de dengue e vetores, repelentes caseiros, assim como sobre as vacinas para prevenção.

Para isso, o episódio teve o prazer de ter dois convidados com experiência na área. Dr. Helton da Costa Santiago é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui mestrado e doutorado em Bioquímica e Imunologia pela UFMG também. Possui pós-doutorado em Desenvolvimento de Vacinas pela Universidade George Washington, EUA, e também pós-doutorado no estudo da interação entre alergias e infecções helmínticas pelo National Institute of Health, EUA.

Dr. Helton Santiago, professor da UFMG no Departamento de Bioquímica e Imunologia. Foto: Lattes/CNPq.

Além disso, também esteve presente a convidada Eliana Honain, graduada em Enfermagem pela USP, além de gestora pública. Também é docente e tutora do Programa de Aprendizagem em Saúde e Sociedade, no curso de Medicina da Universidade de Araraquara (Uniara), e consultora do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS) tendo sido Secretária de Saúde do Município de Araraquara e foi Coordenadora de Participação Popular, também no município de Araraquara.

Eliana Honain, enfermeira e gestora pública no município de Araraquara. Foto: LinkedIn.

Não deixe de assistir  o novo episódio, disponível no YouTube e no Spotify! Acompanhe o Instagram do PET para não perder os novos episódios!!

por: PET