USP Filarmônica no Teatro Municipal: comemoração dos 30 anos do IQSC e do IFSC

O Teatro Municipal de São Carlos recebe no próximo dia 29 de maio (quarta-feira), às 20h, com entrada gratuita, o “Concerto Nº 194 da USP Filarmônica”, sob a regência do Maestro e professor Rubens Russomanno Ricciardi.

Esta edição da série “Concertos USP”, comemora os 30 anos do Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP) e do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

A apresentação terá a participação do solista convidado João Camarero (violão), bem como as participações especiais de Ivan Rodrigues (violino), Robson Fonseca (violoncelo), Fábio Simão (trompete e Tales Thomaz de Souza (trombone).

O programa deste concerto – sem intervalos – está organizado da seguinte forma:

Heitor Villa-Lobos (Rio de Janeiro, 1887-1959)
Concerto para violão e orquestra (Rio de Janeiro, 1951)
I – Allegro preciso
II – Andantino / Andante / Più mosso
III – Allegretto non tropo / Vivo

Pixinguinha (Rio de Janeiro, 1897-1973)
Carinhosopolca vagarosa (Rio de Janeiro, 1917), com orquestração de Rubens Russomanno Ricciardi

Anônimo brasileiro (início do século XIX)
Lundumdança popular brasileira, cuja parte para violino solo foi anotada por Carl Friedrich Philipp von Martius (ca. 1820) – com versão para pequeno ensemble por Rubens Russomanno Ricciardi e João Camarero (2024)

Anônimo brasileiro (início do século XIX)
Lundum/Congada – dança popular brasileira, derivada da obra anterior, com versão proliferada para piano por Francisco Mignone (1921) e orquestração também proliferada por Rubens Russomanno Ricciardi (2021)

Francisco Mignone (São Paulo, 1897 – Rio de Janeiro, 1986)
Valsa de Esquina nº 6 (Rio de Janeiro, 1940) – com orquestração proliferada de Rubens Russomanno Ricciardi (2021)

Vladimir Vavílov (Leningrado, 1925-1973)
Ave Maria de Caccini (Leningrado, ca. 1969)

Anônimo brasileiro (início do século XX)
Estrela é lua novacanto de fetiche de macumba, com pesquisa e arranjo de Heitor Villa-Lobos (1933) e orquestração de Rubens Russomanno Ricciardi (2023)

Ingressos

Os ingressos para a comunidade do IQSC estarão disponíveis para retirada presencial junto à Secretaria da Comissão de Cultura e Extensão (edifício Q8), de 21 a 24 de maio, das 08h às 11h e das 13h30 às 16h30. Os convites são limitados a dois por membro do IQSC.

Nos dias 27 e 28 de maio, os ingressos também estarão disponíveis a todos os interessados, das 08h e às 11h30 e das 14h às 17h30, na Assessoria de Comunicação do IFSC/USP, e no próprio dia do concerto, 29 de maio, a partir das 18h30, junto à bilheteria do Teatro Municipal de São Carlos. A validade dos convites expira às 20h do dia 29 de maio de 2024.

por Assessoria de Comunicação do IQSC e do IFSC/USP