“Living Libraries of Intermetallic Superatoms” é tema de seminário híbrido no IQSC-USP

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) convida a comunidade acadêmica e interessados, para o seminário híbrido “Living Libraries of Intermetallic Superatoms” que será proferido em inglês, pelo pesquisador e professor Roland Augustinus Fischer , da Technical University of Munich (TUM), Alemanha.
Segundo o pesquisador, o seminário apresenta uma estratégia transformadora no projeto de catalisadores, abordando a necessidade de alternativas sustentáveis e com eficiência atômica para sistemas baseados em metais raros e preciosos. A pesquisa estuda pequenos grupos de átomos formados por diferentes tipos de metais, que funcionam como versões em miniatura (subnanométricas) dos catalisadores usados na indústria, o que faz com que cada átomo desempenhe um papel importante.
O conceito de “bibliotecas vivas” significa ter coleções de pequenos grupos de átomos ligados a hidrocarbonetos que podem ser observados enquanto reagem e se transformam. Usando uma técnica especial, os cientistas conseguem acompanhar essas mudanças em tempo real, sem precisar separar as substâncias antes.
A coordenação do evento é do professor Dr. Juarez Lopes Ferreira Da Silva, pesquisador responsável Grupo de Teoria Quântica de Nanomateriais (QTNano) do IQSC-USP e Coordenador do programa de Ciência Computacional de Materiais e Química, no Centro de Inovação em Novas Energias (CINE).
Agende:
“Living Libraries of Intermetallic Superatoms”
Prof. Roland A. Fischer (TUM, Alemanha)
29/05/2025, 15h (horário de Brasília)
anfiteatro “Prof. Edson Rodrigues” do IQSC-USP
Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do campus USP
Transmissão ao vivo pelo canal do IQSC no Youtube
Inscrições e outras informações: clique aqui