Colóquios do IQSC: Enzimas redox em interfaces bioeletroquímicas
As enzimas redox são catalisadores essenciais para processos bioeletroquímicos avançados, possibilitando o desenvolvimento de dispositivos de diagnóstico, conversão de energia e captura de dióxido de carbono (CO2). No próximo dia 23, o professor Dr. Frank Nelson Crespilho, Coordenador do Grupo de Bioeletroquímica e Interfaces do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), profere seminário presencial, aberto aos interessados, onde abordará o tema.
O pesquisador explica: “as enzimas redox são catalisadores essenciais para processos bioeletroquímicos avançados, possibilitando o desenvolvimento de dispositivos de diagnóstico, conversão de energia e captura de CO2. Neste seminário, abordaremos a integração de enzimas naturais e sintéticas, incluindo enzimas de centros metálicos associadas a polipeptídeos eletropolimerizados, explorando como essas arquiteturas híbridas podem melhorar a estabilidade, seletividade e eficiência catalítica. Serão discutidas aplicações em biossensores enzimáticos para detecção ultrassensível de biomarcadores, bem como a utilização de enzimas biomiméticas em sistemas bioeletroquímicos para produção de hidrogênio verde e captura de CO2. O papel dos sistemas apo-reconstituídos será explorado, destacando como a engenharia de cofatores e estruturas poliméricas eletrossintetizadas pode modular as propriedades catalíticas. Adicionalmente, exploraremos o uso de flavoproteínas em sistemas de engineered living materials (ELMs), permitindo a construção de biobaterias e a geração sustentável de hidrogênio verde. For fim, abordaremos o uso de técnicas espectroeletroquímicas in situ e operando, incluindo FTIR acoplado a EC, EPR, XAS e espectrometria de massas online, para elucidar a cinética e termodinâmica de processos redox. Essas abordagens permitirão compreender os mecanismos fundamentais de transf. eletrônica, facilitando o design de interfaces biohíbridas p/aplicações em bioenergia, biocatálise e sustentabilidade ambiental”.
Frank Nelson Crespilho é químico com trajetória consolidada na interface entre bioeletroquímica, energia sustentável e saúde. Desenvolve pesquisa interdisciplinar de destaque, com sólida formação internacional, colaborações em centros de excelência e coordenação de projetos em múltiplas frentes da bioeletroquímica. Entre suas contribuições estão o desenvolvimento de biochips implantáveis, bio-baterias e a proposta da catálise tridimensional. É autor e editor de livros científicos, detentor de patentes nas áreas de bioeletrônica e diagnóstico, e foi reconhecido com diversos prêmios nacionais e internacionais. Integra a lista dos pesquisadores mais influentes do mundo ao longo de suas carreiras, divulgada pela Universidade de Stanford (EUA), em 2024.
A série Colóquios do IQSC tem caráter informal e propõe o livre debate sobre a atividade de pesquisa dos cientistas da Unidade.
Agende:
Enzimas redox em interfaces bioletroquímicas: avanços em diagnóstico, energia sustentável e conversão de CO2
23/04/2025 (quarta-feira), 16h
anfiteatro “Prof. Edson Rodrigues” do IQSC-USP
Presencial, aberto aos interessados.
Inscrições e informações: no site do IQSC
por Sandra Zambon, com informações do pesquisador.