USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

USP abre inscrições gratuitas para a Olimpíada de Química de São Paulo

A Olimpíada de Química de São Paulo está com inscrições gratuitas abertas até o dia 15 de março. Na primeira etapa o aluno do ensino médio ou do 9º ano do ensino fundamental deve fazer uma redação sobre o tema “A Química no combate às fake news”. A escola fará a seleção dos melhores trabalhos e inscreverá as redações on-line pelo site da Fuvest.

As olimpíadas do conhecimento são uma das portas de entrada para os cursos de graduação oferecidos pela Universidade de São Paulo, sem a necessidade de vestibular. Outro diferencial é que o aluno é livre para escolher o curso de sua preferência na USP.

José Luís Passarin Segantin é um dos alunos que ingressaram na USP este ano, através da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), mas sua opção foi o curso de Bacharelado em Química junto ao Instituto de Química de São Carlos (IQSC). “Eu sempre gostei bastante de matemática, até pensei em fazer, porém a minha professora de química do Ensino Médio que é Doutora pela Unesp, sempre foi muito acolhedora e incentivadora, acho que esse foi um dos motivos por me interessar bastante pela química e a curiosidade de aprender mais”.

Mais informações no site da Fuvest ou também nesta entrevista concedida pelo professor Júlio César Borges, do Instituto de Química de São Carlos.

Notícia cadastrada por Sandra Zambon