Tecnologia sustentável: o futuro das aeronaves a hidrogênio

Aviões movidos a hidrogênio, seja por meio de eletricidade produzida a partir de hidrogênio e/ou motores a jato diretamente alimentados por hidrogênio, podem reduzir drasticamente as emissões de carbono e são reconhecidos como um meio de transporte aéreo promissor para um futuro verde.

Prof. Dr. Diao Xungang. Foto: acervo do pesquisador

Para abordar o assunto o Instituto de Química de São Carlos recebe o professor Dr. Diao Xungang, da Beihang University, em Pequim, na China, que profere palestra presencial no dia 13 de março de 2024.

“A apresentação fornecerá uma introdução sobre os recentes desenvolvimentos e a história das aeronaves movidas a hidrogênio em diferentes países ao redor do mundo. Serão abordadas algumas tecnologias críticas relacionadas às aeronaves movidas a hidrogênio, como células de combustível de membrana de troca de prótons e motores movidos a hidrogênio para aeronave, assim como seus materiais relevantes com propriedades de fragilização pelo hidrogênio e resistência à corrosão eletroquímica”, explica o convidado, acrescentando que o armazenamento de hidrogênio líquido para motores de aeronaves também é uma tecnologia desafiadora.

O palestrante é pesquisador da School of Energy and Power Engineering da Beihang University e vice-presidente do Comitê de Eletrocromismo da Sociedade Chinesa de Ciência e Tecnologia de Imagens. Ele estudou e trabalhou na Universidade de Lanzhou, no Instituto de Engenharia Física e Química da Indústria Nuclear, na Universidade Tsinghua, no Centro de Pesquisa em Física do Brasil, no RIKEN do Japão, no Instituto Real de Tecnologia KTH da Suécia e na Universidade de Tianjin. Publicou mais de 210 artigos acadêmicos com 3300 citações e um índice H de 35, liderou mais de 40 projetos de pesquisa científica e tecnológica, obteve doze patentes de invenção. Conquistou um primeiro prêmio e três segundos prêmios em nível provincial e ministerial por pesquisas e educação.

A coordenação do evento é feita pela professora Dra. Agnieszka Joanna Pawlicka Maule , do Grupo de Materiais e Dispositivos Eletroquímico, do IQSC-USP.

Agende:
“Hydrogen Aircraft”
13/03/2024, 16h-17h30, anfiteatro “Prof. Milan Trsic” do edifício Q1 do IQSC-USP
Av. Trabalhador São-carlense, 400
Evento presencial, aberto aos interessados.
Inscrições: no site do IQSC

por Sandra Zambon/Comunicação IQSC com informações do pesquisador