Pós-graduação em degradação de poluentes emergentes

Instituições: Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da Universidade de São Paulo (USP), Departamento de Engenharia Química (DEQ), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e o Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH), da Universidade Federal do ABC (UFABC)

Projeto Temático – FAPESP: “Processos avançados para a degradação de poluentes emergentes: Materiais catalíticos, sensores eletroanalíticos e divulgação científica”

Coordenador: Prof. Dr. Marcos Roberto de Vasconcelos Lanza (Processo 2022/12895-1).

Requisitos: ser graduado, sem o título de mestre, para o desenvolvimento de projeto de pesquisa que resulte em tese. Será priorizado o candidato que tenha recém-concluído a graduação, dentro do prazo normal de sua duração, com excelente histórico escolar e, preferencialmente, estágio bem sucedido de iniciação científica (https://fapesp.br/bolsas/dd). Uma vez aprovado, o candidato deverá proceder aos trâmites legais para tornar-se aluno regularmente matriculado no Programa de Pós-Graduação stricto sensu da instituição do orientador do tema para o qual se inscreveu.

Inscrições: até o dia 05 de julho de 2024, enviando e-mail e documentos solicitados para o coordenador responsável pelo tema de interesse . Cada interessado poderá se candidatar a apenas um dos temas listados abaixo.

TEMA 1: Desenvolvimento de ânodos tridimensionais para aplicação na degradação de compostos orgânicos poluentes, com inversão simultânea de CO2 em produtos de valor agregado

TEMA 2: Eletrossíntese de H2O2 utilizando eletrodos de difusão gasosa (EDG) modificados com eletrocatalisadores nanoestruturados e a sua aplicação na degradação de compostos orgânicos poluentes

TEMA 3: Eletroredução de CO2 via eletrodos de difusão gasosa (EDG) modificados com catalisadores redox

TEMA 4: Desenvolvimento, avaliação e aplicação de materiais avançados em processos eletroquímicos de oxidação avançada para a degradação eletroquímica de compostos orgânicos poluentes, avaliando-se a eficiência desses processos e a identificação de subprodutos de degradação