Malária: descoberta de inibidores do Plasmodium falciparum
A malária é uma das infecções parasitárias mais prevalentes no mundo. Em 2022, a Organização Mundial da Saúde (WHO) estimou a ocorrência de 241 milhões de casos e a morte de mais de 600.000 pessoas. A doença é causada pelo parasita Plasmodium falciparum transmitido para humanos pela picada de fêmeas infectadas dos mosquitos Anopheles (mosquito-prego).
As pesquisas contra a malária têm avançado significativamente e o professor Dr. Rafael Victório Carvalho Guido, que desenvolve pesquisas focadas na elucidação estrutural de alvos moleculares e na aplicação desse conhecimento para a descoberta e desenvolvimento de novos fármacos e agroquímicos, abordará a descoberta de inibidores do Plasmodium falciparum como candidatos a fármacos contra a malária, em evento on-line que acontece nesta quarta-feira (30).
O palestrante
Rafael Guido é Professor Associado junto ao Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP. Possui formação em Farmácia Bioquímica e Física Biomolecular. Fez estágio na Universidade de Marburg, na Alemanha.
Possui dois anos de experiência no pós-doutorado em Química Medicinal e Biologia Estrutural pela USP. É especialista na integração de métodos computacionais e experimentais. Atua também como pesquisador associado do Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar/CEPID/FAPESP).
Publicou mais de 100 artigos científicos e 8 capítulos de livros. Foi Diretor (gestão 2016-2018) e Vice-Diretor (gestão 2014-2016) da Divisão de Química Medicinal e Química Biológica da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). É membro da TWAS Young Alumni da The World Academy of Sciences, membro da Young Scientist Community do World Economic Forum (WEF) (turma 2017) e Young Scientist of the World Laurate Association (2019-2024).
O evento integra a programação do SancaMedChem Webinar, com foco em aspectos modernos da descoberta de fármacos, organizado pelo Chemical Discovery Group (CDG) do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP.
Agende:
“Descoberta de inibidores de Plasmodium falciparum como candidatos a fármacos para malária”
27/11/2024, 10h (horário de Brasília)
Transmissão pelo Google Meet (clique aqui).
Inscrições: no site do IQSC
Emissão de certificado aos participantes inscritos.