Gamificação e jogos sérios – ferramentas ou distrações

O pós-graduando Kaique Dias Galera, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), oferece webinário gratuito e aberto aos interessados, com o propósito de promover e conscientizar sobre os benefícios das abordagens sobre gamificação e jogos sérios.

Imagem: Pixabay

A gamificação e os jogos sérios são abordagens inovadoras que utilizam elementos de jogos em contextos não lúdicos para promover o engajamento e a aprendizagem. A gamificação aplica mecanismos de jogos, como pontuação, recompensas e desafios, para motivar comportamentos em diversas áreas, incluindo educação, empresas e saúde. Por outro lado, os jogos sérios são jogos desenvolvidos com o propósito principal de educar, treinar ou conscientizar, indo além do mero entretenimento.

No contexto educacional, a gamificação pode aumentar o engajamento dos alunos e facilitar a compreensão de conteúdos complexos por meio de uma abordagem mais interativa. Em ambientes corporativos, a gamificação é utilizada para incentivar a produtividade, melhorar a retenção de conhecimento e promover a colaboração entre equipes. Na área médica, tanto a gamificação quanto os jogos sérios podem ser usados para treinar profissionais, simular procedimentos e promover a adesão a tratamentos por parte dos pacientes.

Entretanto, apesar do potencial dessas ferramentas, existe um estigma associado ao uso de elementos de jogos em contextos sérios. Em certos casos, a gamificação e os jogos sérios são percebidos como distrações, inadequados ou superficiais. Esse preconceito pode ser atribuído à desinformação sobre a eficácia dessas abordagens e à visão tradicional de que jogos são exclusivamente para entretenimento.

Kaique desenvolve o doutorado sob orientação do professor Dr. Vitor Hugo Polisel Pacces (IQSC-USP).

Evento on-line
Data: 27/08/2024 às 14h
Link de transmissão: clique aqui
Inscrições: no site do IQSC