Do IQSC para o Mundo: José Roberto Granado Neto

O aluno de graduação do IQSC, José Roberto Granado Neto, participa de um intercâmbio na Universidade de Twente, em Enschede, nos Países Baixos. O estudante recebe bolsa de bom mérito acadêmico da AUCANI, permitindo que realize atividades de estudo e curse matérias no exterior. Ele chegou em janeiro e ficará até o final de julho por lá.

Orientado pela Prof. Dra. Annemarie Huijser, José Roberto acompanha o Grupo de Síntese Fotoquímica, que trabalha com materiais inorgânicos para geração de energia solar. O grupo faz a síntese do material e estuda suas propriedades óticas e eletrônicas.

“Estou gostando muito do método de ensino holandês, que é baseado em problemas, ou seja, toda a teoria aprendida é amplamente aplicada com projetos e atividades em sala, instigando o aluno a colocar em prática o que está sendo estudado. A universidade é relativamente nova, então a infraestrutura é impressionante, e ela está crescendo muito rapidamente”, afirma.

O intercambista também revelou outras particularidades do modelo de ensino universitário holandês: “O sistema é dividido em trimestres, neste primeiro tive estudos voltados para o empreendedorismo, algo que não está presente no currículo de um químico no Brasil, porém julguei de grande interesse, já que a UTwente é considerada a Universidade mais empreendedora dos Países Baixos, deste modo, os estudos estão sendo muito interessantes e contribuindo para este lado que eu nunca tinha parado para pensar, já que almejo uma carreira acadêmica”, completa.

Publicado no Facebook do IQSC em 26/04/2023, por Fabrício Santos