Colóquios do IQSC: “Energia na era do hidrogênio”

A crescente demanda mundial por energia elétrica limpa exige o desenvolvimento de sistemas de conversão de energia diversificados, mais eficientes e ambientalmente sustentáveis. Entre esses, os painéis solar fotovoltáicos, as turbinas eólicas e os sistemas baseados energia hidráulica, juntamente com sistemas relacionados com a biomassa, são as possibilidades de geração de energia elétrica mais promissoras para o Brasil.

Contudo, a intermitência de algumas destas fontes de energia elétrica demanda o desenvolvimento de sistemas de conversão de energia elétrica em energia química armazenada em portadores químicos de energia. Esses portadores podem ser usados em sistemas móveis, ou nos períodos de pico de consumo ou baixa produção de energia elétrica, para reconversão da energia dos portadores em energia elétrica.

Neste contexto, os dispositivos eletroquímicos de conversão de energia, compreendendo diferentes tipos de eletrolisadores e células a combustível, juntamente com diferentes tipos de baterias, apresentam importância central, uma vez que podem converter de forma limpa, eficiente e sustentável a energia elétrica em energia química e vice-versa. Considerando o cenário, uma série de processos eletroquímicos são atualmente investigados.

O professor Edson Antonio Ticianelli, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, proferirá seminário no dia 22 de maio, quando discutirá resultados de estudos da eficiência de eletrocatálises nobres e não nobres para promover as reações eletroquímicas envolvidas nos diferentes processos relacionados aos eletrolisadores de água em células a combustível.

O pesquisador é egresso da primeira turma de Bacharelado em Química da Unidade, onde integra o Grupo de Eletroquímica que no ano passado, completou 50 anos de existência. Foi um dos contemplados com Prêmio IQSC de Produtividade em Pesquisa edições de 2016, 2018 e 2019; integra a lista dos cientistas mais influentes do mundo, segundo levantamento publicado em outubro de 2021 pela Stanford University, EUA, em parceria com a editora Elsevier; é um dos vencedores da edição 2021 do Prêmio “Ciência – Tecnologia de São Carlos” – categoria “Pesquisador Sênior”, concedido pela Prefeitura Municipal de São Carlos através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação. Integra a lista de melhores pesquisadores da área de Química do Brasil, segundo ranking divulgado em 2023 pela plataforma acadêmica internacional Research.com. Atua na área de oxidação de hidrogênio, redução de oxigênio, célula a combustível, eletrolisadores de água, redução de dióxido de carbono.

A série Colóquios do IQSC tem caráter informal e propõe o livre debate sobre a atividade de pesquisa dos cientistas da Unidade.

O evento é aberto a todos os interessados.

Inscrições: no site do IQSC.

Notícia cadastrada por Sandra Zambon com informações de Edson Ticianelli.