Colóquios do IQSC: “Biopolímeros para um mundo mais sustentável”

Um biopolímero é uma macromolécula orgânica que ocorre naturalmente e é produzida por organismos vivos. O interesse em materiais biopoliméricos tem crescido devido à sua biodegradabilidade e ao seu potencial de oferecer alternativas sustentáveis aos polímeros sintéticos tradicionais.

O Professor Sérgio Paulo Campana Filho, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, abordará o uso de biopolímeros para um mundo mais sustentável. “Um painel histórico sobre a utilização do petróleo como fonte de energia e de insumos industriais será brevemente apresentado, bem como algumas possibilidades de diminuir a dependência desse recurso esgotável com ênfase na exploração de biopolímeros”, informa.

Foco especial será dado ao desenvolvimento de pesquisas fundamentais e aplicadas visando à exploração de quitina, quitosana e derivados, com ênfase nos trabalhos desenvolvidos nos últimos 30 anos nos laboratórios do IQSC sob a responsabilidade do pesquisador.

Campana é egresso da terceira turma do curso de Bacharelado em Química do IQSC e em entrevista ao quadro “Comecei aqui” da EPTV, contou sua história de vida. Há 43 anos (março/1981) é docente do Instituto de Química de São Carlos onde, como pesquisador, há trinta anos atua principalmente nos seguintes temas: quitina, quitosana e derivados, bagaço de cana-de-açucar, celulose, carboximetilcelulose e outros derivados de celulose. É um dos fundadores da Sociedad Iberoamericana de Quitina (SIAQ) onde atuou em várias funções. Organizou o VI Simposio Iberoamericano de Quitina (VI SIAQ) e o XII International Conference on Chitin and Chitosan (CII ICCC) em Fortaleza – Brasil. O livro “Eletrofiação e nanofibras: fundamentos e aplicações” publicado em janeiro de 2024, conta com um capítulo sobre fibras eletrofiadas obtidas a partir de biopolímeros e resíduos agroindustriais escrito pelo palestrante juntamente com outros dois pesquisadores do IQSC. Acumula experiência administrativa por ter ocupado vários e diversos cargos junto ao IQSC e à USP.

A série Colóquios do IQSC tem caráter informal e propõe o livre debate sobre a atividade de pesquisa dos cientistas da Unidade.

O evento é aberto a todos os interessados.

Inscrições: no site do IQSC.

por Sandra Zambon/Comunicação IQSC