Calouro, venha viver a USP e o IQSC

Viver a USP é a proposta que a Universidade de São Paulo e o Instituto de Química de São Carlos fazem aos seus novos alunos de graduação.

Para oferecer a melhor experiência aos calouros do curso de Bacharelado em Química, o Instituto de Química de São Carlos, através de representantes do corpo docente, discente e de funcionários, preparou uma programação diversificada, em que a acolhida calorosa e responsável permeia atividades de integração e oferece informações importantes para que o jovem universitário possa viver bem a USP e o IQSC.

Embora a Semana de Recepção aos Calouros aconteça formalmente durante a primeira semana de aula (de 26 de fevereiro a 01 de março), no IQSC-USP os calouros foram convidados a participar da programação da pré-recepção, que aconteceu nos dias 16 e 17 de fevereiro, com a acolhida comemorativa, Show da Química e roda de conversa.

Recepção conjunta e programação do IQSC

No dia 26 de fevereiro, a partir das 08 horas, no Salão de Eventos do Campus, o Diretor do Instituto de Química de São Carlos, professor Hamilton Varela, participará do evento de abertura da Semana de Recepção aos Calouros do campus USP São Carlos, compartilhando a mesa de autoridades com outros dirigentes do campus. Na sequência, os alunos serão recebidos nas respectivas unidades do curso.

No IQSC a programação começa às 10h, com a recepção pela Diretoria e Presidentes de Comissões da Unidade e termina com o lançamento do Projeto MolCast IQSC/USP, série de vídeos com entrevistas de egressos do Bacharelado em Química, curso que no ano passado completou 50 anos. Em adição, os alunos serão convidados a escreverem sua trajetória de vida até o ingresso no IQSC e suas expectativas futuras, depositando o texto na Cápsula do Tempo que será lacrada na sexta-feira e aberta em 5 anos.

Na segunda-feira será a primeira vez que os calouros farão a refeição no restaurante universitário que implantou há anos, juntamente como Programa USP Recicla, um sistema de redução de desperdício e aboliu o uso de copos descartáveis.

No dia 27 de fevereiro (terça-feira), os alunos conhecerão o programa de bolsas e auxílios oferecidos pela USP, dentro do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil, o Programa de Saúde Mental oferecido pela USP (Apoia USP) e pelo IQSC (Projeto Bem-Estar) e conversarão sobre inclusão e pertencimento, finalizando o dia com uma atividade integradora e recreativa.

Conhecer a biblioteca universitária e os laboratórios de ensino amplia o horizonte de recursos disponíveis para a formação pedagógica de qualquer universitário. Por outro lado, conhecer e se identificar com grupos de alunos que atuam fazendo extensão universitária e/ou atividades científicas complementa a formação acadêmica e cidadã, além de fortalecer laços de amizade e afinidade. Nesse contexto, as atividades programadas para a quarta-feira (28/2) colocam o calouro em contato com esse conhecimento.

Conhecer de forma mais detalhada a estrutura curricular do curso de Bacharelado em Química, as ênfases oferecidas e o programa de iniciação científica permitem ao ingressante ter uma visão mais detalhada sobre as oportunidades oferecidas pelo curso, de forma que possa planejar sua vida acadêmica para atingir seus objetivos profissionais. Esse tema será abordado na quinta-feira (29/2), ocasião em que os alunos também terão o primeiro contato com os pesquisadores que darão aulas para o primeiro período do curso de Bacharelado em Química.

Nesse contexto, é importante destacar que o currículo do curso de Bacharelado em Química oferece no primeiro período do curso, uma disciplina obrigatória (Acompanhamento Profissional e Pessoal I) que tem o propósito de subsidiar a consolidação da escolha da formação profissional e dar apoio na adaptação do aluno ao paradigma educacional emancipacionista. Esta é uma de um conjunto de disciplinas que apresentará informações sobre o papel social e profissional do Químico.

Gerenciamento de resíduos é um tema importante para todos as áreas de atuação e o campus da USP de São Carlos possui um Laboratório de gerenciamento de resíduos (LRQ) sob a responsabilidade técnica de uma profissional da área Química, egressa do IQSC. Nesse contexto, na quinta-feira, os ingressantes terão a oportunidade de conhecer o trabalho realizado no LRQ e como isso impacta a formação e atuação do Químico.

A tarde da quinta-feira (29) será dedicada a atividades do Trote Solidário que realizará duas atividades simultâneas: uma voltada para um Lar de Idosos e outra voltada para o auxílio a animais de estimação (cães e gatos). A proposta visa estimular o jovem à realização de ações sociais, estimulando a empatia, solidariedade, conscientização e envolvimento com questões sociais e a formação cidadã.

A sexta-feira (01/3), após lacrarem a Capsula do Tempo, será dedicada à integração esportiva, com atividades no Centro de Educação Física, Esportes e Recreação da USP São Carlos, com ginásio de esportes, academia, piscinas, quadras, campos e salão de eventos e oferece atividades variadas ao longo do ano.

No Instituto de Química de São Carlos a programação de recepção não se encerra na primeira semana de aulas, ela extrapola esse limite com atividades que ocorrerão durante o semestre, pois a universidade tem muito mais a oferecer, como por exemplo a Aula Magna e a atividade “Cientista por 1 Dia”.

Para estes jovens ingressantes, Viver a USP e Viver o IQSC começa com o ingresso num curso de graduação, mas não termina com a colação de grau. Afinal, o conhecimento é ilimitado.

Confira a programação:

Clique na imagem para ampliar
por Sandra Zambon (IQSC/USP)