USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

A alimentação na prevenção e tratamento de doenças crônicas

O grupo de doenças de maior magnitude no país são as doenças crônicas não transmissíveis, conhecidas na área da saúde como DCNT.  Em 2019, as DCNT foram responsáveis por 54,7% dos óbitos no Brasil.

Com o objetivo de informar e conscientizar, a Nutricionista Flora Mariana Brito Neves Medeiros Marcasso profere seminário no Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP). “Abordaremos alguns dos principais grupos de patologias e fatores de risco para DCNT, tais como, obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão e dislipidemias, assim como, o papel que a alimentação desempenha na prevenção e no tratamento de tais doenças”, informa.

Imagem: Maria Beatriz Oliveira Rosa/IQSC

Além de pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, a profissional também é pós-graduada em outras duas áreas: Nutrição Clínica Esportiva e Fitoterapia Funcional. Atua há onze anos em atendimento na área de nutrição clínica.

O evento é organizado dentro do projeto “Proposta de Atividades de Bem Estar e Pertencimento para Servidores do IQSC”, sob coordenação dos servidores: Clélia Junko Kinzu Dimário, Luiz Henrique Barra, Sabrina Marucci Rodrigues e Vanessa Adriana Jarina, com apoio da Pró-reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP (edital PRIP nº 04/2023).

Os organizadores destacam que essa atividade é prioritária para servidores não docentes do IQSC, cuja participação presencial será priorizada.

Inscrições: no site do IQSC

Transmissão pelo canal do IQSC no Youtube.

Notícia cadastrada por Sandra Zambon