30 anos do IQSC: Repensando a universidade brasileira

O papel da universidade é vital para o desenvolvimento humano, social, econômico e cultural. Ela não apenas forma profissionais e gera conhecimento, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais justa, inovadora e consciente.

Os desafios enfrentados hoje, como a transformação digital, as mudanças climáticas, a globalização e as demandas por equidade e inclusão, são alguns dos diferentes desafios do passado. Nesse contexto, ressignificar o papel da Universidade brasileira é fundamental.

O Instituto de Química de São Carlos está completando 30 anos e a ocasião é apropriada para discussão do tema, que será abordado pela professora Ana Lúcia de Almeida Gazzola no dia 17 de maio, nas dependências da Unidade.

A pesquisadora tem ampla trajetória acadêmica e administrativa. Integrou a área de Gestão, da Comissão de Assessores Sêniores externos à USP, no processo de avaliação institucional da USP, realizado em 2023. É professora emérita da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atuou como Vice-Reitora e Reitora. Dirigiu a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) e o Instituto Internacional de Educação Superior para a América Latina e o Caribe (IESALC) da UNESCO. Foi Secretária de Estado de Desenvolvimento Social (2010) e de Educação (2011-2014) de Minas Gerais.
Dentre as várias homenagens recebidas em reconhecimento ao seu trabalho, estão o título de Doutora Honoris Causa da Universidade de Córdoba, na Argentina, e as medalhas da Ordem Nacional do Mérito Científico, classe Comendadora, recebida do Ministério da Ciência e Tecnologia em 2002 e o Prêmio Anísio Teixeira, concedido pela CAPES em 2006.

A atividade é organizada pela Diretoria do IQSC e integra as comemorações dos 30 anos do IQSC-USP.

Agende:
“Entre o passado e o futuro: (des)caminhos da Universidade brasileira”
Profa. Dra. Ana Lúcia Almeida Gazzola (UFMG)
17/05/2024, 10h, anfiteatro “Prof. Edson Rodrigues” do IQSC-USP
Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1
Aberto aos interessados gratuitamente.
O evento será transmitido ao vivo pelo canal do IQSC no Youtube.
Inscrições: no site do IQSC.