Química às 16h: processamento a laser de femtosegundo

A palavra “fotônica” deriva do termo “fóton”, que se refere a uma partícula da luz. Fotônica é um campo interdisciplinar da ciência que atua no estudo, manipulação e aplicação da luz, envolvendo a geração, detecção, transmissão, amplificação e controle de fótons para diversas aplicações.

O laser é uma fonte de luz altamente controlada, coerente e intensa e por isso, uma ferramenta importante para a fotônica. Técnicas de processamento a laser de femtossegundos (corresponde a um bilionésimo de um milionésimo de um milionésimo de segundo), vêm recebendo enorme atenção devido ao seu potencial para a geração de novas tecnologias, presentes desde dispositivos para comunicações ópticas até aplicações em medicina, com impacto mundial relevante.

Para falar sobre o assunto, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP convidou o pesquisador Cleber Renato Mendonça, um dos fundadores do Grupo de Fotônica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC). A palestra apresentará os esforços que estão sendo feitos pelo Grupo “para o desenvolvimento de estruturas fotônicas com pulsos de femtossegundos, desde a fabricação de estruturas 3D até fotônica integrada, incluindo microlasers e guias não lineares, até o desenvolvimento de plataformas para biofotônica e sistemas de informação quântica”, informa o professor.

O pesquisador tem pós-doutorado no College of Optics and Photonics – CREOL da University of Central Florida (EUA) e na Harvard University (EUA). Em 2022 foi professor visitante junto ao Grupo de Materiais Fotônicos do Massachusetts Institute of Technology – MIT (EUA). Suas principais áreas de atuação são espectroscopia não linear de novos materiais fotônicos e processamento avançado de materiais com pulsos de laser ultracurtos.

O evento integra a programação do Ciclo de Palestras e Seminários “Química às 16h”, que discute temas atuais envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento, com cientistas de diferentes áreas, sob coordenação dos professores Drs. Laís Canniatti Brazaca e Marcelo Henrique Gehlen.

Inscrições e outras informações: clique aqui.

Notícia cadastrada por Sandra Zambon.