Projetos do IQSC são premiados na reunião anual da SBQ

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP foi duas vezes premiado na Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (46RASBQ), promovida na última semana, em Águas de Lindóia (SP). Os projetos do pós-doutorando Eduardo Luiz Rossini e do graduando Vinícius Leonardo Souza estiveram entre os melhores do evento, representando a Instituição, seus estudantes e docentes.

Realizada de 28 a 31 de maio, a edição deste ano da Reunião teve como tema: “Química: Ligando ciências e neutralizando desigualdades”. O objetivo foi proporcionar aos participantes reflexões acerca das desigualdades observadas em diferentes níveis da vivência em comunidade e como as ciências, em especial a química, podem contribuir para abrandá-las. O encontro entre profissionais e estudantes da área reforçou que a Química brasileira é engajada e que a ciência nacional é resistente.

Premiações – O projeto do IQSC: Direct analysis of amino acids by reactive paper spray mass spectrometry for newborn screening, de Eduardo Luiz Rossini, bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), foi um dos vencedores. Com supervisão do Professor Emanuel Carrilho, o trabalho foi premiado entre os melhores da Divisão de Química Analítica do evento.

Já o aluno de graduação Vinicius Leonardo Souza, também bolsista da FAPESP, ganhou destaque com o seu projeto: “Fluorophosphate glasses containing CdS quantum dots: Synthesis, characterization, and photoluminescence properties”. Pesquisador de iniciação científica do IQSC, sob orientação do professor Danilo Manzani, o jovem teve seu trabalho premiado na Divisão de Materiais do evento.