Professor do IQSC lança 5a edição de livro sobre Gestão da Qualidade

O impacto dos resultados de um laboratório de rotina ou pesquisa são extremamente relevantes, uma vez que podem estar relacionados ao desenvolvimento ou monitoramento de produtos que tem ação direta ou indireta na saúde das pessoas, como medicamentos, alimentos, pesticidas, entre outros. Desta maneira, a confiabilidade e reprodutibilidade de um resultado é essencial.

A 5ª edição do livro Gestão da Qualidade em Laboratórios – Ferramentas para alcançar a confiabilidade e reprodutibilidade de resultados na rotina e pesquisa, de autoria do pesquisador e professor do Instituto de Química de São Carlos  Igor Renato Bertoni Olivares,  apresenta um universo abrangente sobre as ferramentas aplicadas para alcançar a confiabilidade e qualidade dos resultados de um laboratório!

Após 16 anos,  cinco edições em português (todas revisadas e ampliadas) e uma edição em inglês, o livro passa por mais uma revisão e ampliação, demonstrando que o tema “Gestão da Qualidade em Laboratórios” está sempre em evolução, com cada vez mais destaque nos laboratórios ao redor do mundo.

Nesta edição, além de pequenos ajustes no texto visando facilitar a leitura, alguns tópicos que receberam destaque nestes últimos tempos foram incorporados, como por exemplo, as auditorias remotas, ferramenta necessária durante os períodos mais críticos da pandemia do Covid 19, que se tornou ferramenta fundamentada para ser aplicada de maneira mais rotineira. A estimativa de incerteza de medição também foi melhor discutida, principalmente focando a interpretação dos conceitos e das fontes mais significativas, geralmente oriundas da validação. Nesta revisão também foi fornecido um grande foco nas ferramentas de garantia da validade dos resultados, especialmente relacionada aos ensaios de proficiência (EP), uma vez que estes ensaios visam demonstrar a competência prática do laboratório em fornecer resultados corretos. Esta importância esta destacada pelos próprios organismos de avaliação da conformidade, uma vez que a falta da realização ou resultados insatisfatórios em atividades de EPs podem inviabilizar uma acreditação ou levar a suspensão de um laboratório já acreditado.

Notícia cadastrada por Igor R. B. Olivares