Prêmio CCEx-IQSC edição 2022: conheça os contemplados

Foi realizada na última sexta-feira (20) a entrega do Prêmio CCEx do Instituto de Química de São Carlos, que distingue um docente, um aluno e um servidor técnico-administrativo por atividades de extensão realizadas durante o ano de 2022.

“O prêmio CCEx é um reconhecimento a quem ajuda a construir o que somos hoje. Prêmio este que privilegia quem se destacou em atividades de extensão ao longo do ano que passou”, disse a professora Maria Olímpia de Oliveira Rezende, Vice-Presidente da Comissão de Cultura e Extensão em exercício da Presidência da Comissão, que presidiu a entrega da distinção.

A professora também destacou que a escolha do aluno e do docente é feita entre os que fizeram a inscrição, considerando como métrica para classificação as orientações do projeto acadêmico do Instituto.  A escolha do servidor não docente é feita com base em indicações docentes.

Conheça os contemplados, que receberam a premiação das mãos do Diretor do IQSC-USP, professor Dr. Hamilton Varela:

Foto: Sandra Zambon/IQSC

Categoria docente: Profa. Dra. Eny Maria Vieira

A pesquisadora coordenou e executou o projeto “Aprender na Comunidade” que atendeu em torno de 1200 crianças e o Projeto “Abelhas nativas para o consumo de alimentos” que contemplou mais de 200 crianças.  Além disso, a  professora Maria Olímpia destacou que a pesquisadora é muito presente entre os alunos, oferecendo ajuda à permanência deles na instituição.

Foto: PET/IQSC

Categoria aluno: Sra. Ana Julia Aparecida Ramos

A aluna não pode estar presente pois está em atividade e estágio, mas foi representada pelo professor Dr. Emanuel Carrilho, seu orientador.  O prêmio foi outorgado pelas atividades junto ao Projeto “Fala PET”, que durante a pandemia levou conhecimento através das lives, além da atuação junto a empresas através do IQSC Jr – Empresa Júnior do IQSC e de outras atividades de extensão realizadas.

Foto: Sandra Zambon/IQSC

Categoria servidor não docente: Sr. José Augusto Fragale Baio

O servidor foi indicado pela professora Dra. Ana Claudia Kasseboehmer, por apoio ao Grupo LINECIN, que iniciou em 2016 um programa de visitas de estudantes de escolas públicas ao IQSC, sendo o principal responsável por mostrar o laboratório do Grupo de Processos Eletroquímicos e Ambientais para os visitantes desde então, além de informar os estudantes sobre a composição e funcionamento do laboratório, ele prepara experimentos que relacionam a Química ao cotidiano dos estudantes, explicando a Ciência em linguagem simples e acessível. “Esta atuação certamente contribui para melhorar a imagem da Química entre os estudantes  e despertar neles a motivação para prosseguir seus estudos em nível superior, talvez na área da Química”, relatou a professora Ana Claudia Kasseboehmer, que o indicou.

Em 2022 visitaram o IQSC 833 estudantes no primeiro semestre e 325 no segundo semestre.  “Pelo alto número de visitas escolares e pela qualidade do trabalho desenvolvido pelo Sr. José Augusto, que foi além de apresentar o laboratório de pesquisa, eu indico o mesmo para receber o prêmio CCEx”, explicou a professora Ana Claudia na ocasião em que propôs a indicação.

Cada um dos contemplados recebeu uma placa e também um livro, ofertado por Maria Helena Roxo Beltran, autora dos mesmos e professora junto à Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo-SP.

José Augusto lembrou que é egresso da graduação do IQSC 2022-2006, fez mestrado com o professor Eduardo Bessa Azevedo, foi trabalhar na iniciativa privada, e há 12 anos  atua como servidor técnico junto ao IQSC-USP.  Ressaltou que “receber alunos que vieram do ensino estadual como eu, … é muito importante para mim. Vocês não fazem ideia como eu ficava feliz”, disse emocionado.  Agradeceu aos professores Marcos Roberto de Vasconcelos Lanza e Ana Claudia Kasseboehmer, que estão à frente do projeto e ao também funcionário técnico Benedito Manoel dos Santos e a todos que direta ou indiretamente atuaram no projeto “que foi muito importante para o IQSC, para mim e para todos”, ressaltou.

A Professora Eny disse que gosta muito de levar para os alunos e para a sociedade o que é a USP, porque nem sempre eles conhecem o que é a USP e o ensino público e de qualidade que aqui se faz. “Faço isso com muito carinho, muito amor”, afirmou.  Falou do projeto com as abelhas nativas, que leva o conhecimento para as escolas e também faz a divulgação do Instituto.  Acrescentou também informações sobre sua participação no projeto Elas na Engenharia, que em dezembro oferecerá conhecimentos sobre a Química.  Disse que acha importante levar para a escola pública o conhecimento de que é possível frequentar uma universidade; de que todos são capazes.  “O que nos move é trabalhar, levar o nome da nossa  universidade sempre para a sociedade, mostrar o valor que é a Universidade de São Paulo e o Instituto de Química [de São Carlos]”, afirma a pesquisadora.

O professor Emanuel falou em nome da Ana Julia mas também para a Ana Julia.  “A Ana Julia é engajada, determinada, uma lutadora, batalhadora e vencedora”, afirmou.  Destacou que ela enfrentou e venceu barreiras aqui e conseguiu destaque por onde passou:  grupos de extensão, iniciação científica e bolsa Fapesp, que dispensou para fazer estágio. Afirmou também que ela está escrevendo um artigo científico para publicação em revista de impacto internacional” e destacou uma recente apresentação que ela fez sobre seu estágio.  Finalizou cumprimentando a aluna, que estava assistindo on-line  “Ana Julia parabéns por este prêmio.  Você é mais que merecedora.”

Na sequência, ocorreu o encerramento da Semana de Química “Prof. Edson Rodrigues”, que comemora os 50 anos do curso de Bacharelado em Química do Instituto.

A entrega da premiação e o encerramento estão disponíveis no canal do  IQSC no Youtube.

por Sandra Zambon/IQSC