Por dentro das munições: desvendando seus componentes químicos

Imagem: Canva Pró

A compra e a venda de armas de fogo no mercado brasileiro estão cada vez maiores, visto as facilidades para adquirí-las. Em consequência, houve um aumento significativo na venda de munições orgânicas e inorgânicas nos últimos anos. A crescente utilização dessas armas em atividades criminosas tem se tornado uma preocupação constante, destacando a necessidade premente de aplicar métodos para esclarecer casos de mortes ou lesões corporais. As afirmações são da doutoranda Larissa Silva de Azevedo.

Foto: acervo da pesquisadora/Lattes

Neste contexto, caracterizar as munições, abrangendo sua composição química e substâncias geradas após o disparo, além das técnicas e metodologias de análise para verificar os vestígios de disparo de armas de fogo é uma questão importante.

Para explorar o tema, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP oferece na próxima terça-feira (12/12), seminário on-line proferido pela pós-graduanda Larissa Silva de Azevedo, que estuda o assunto usando técnicas eletroquímicas.

Sobre o seminário, a aluna acrescenta que “também serão explorados avanços tecnológicos neste campo, como a criação de marcadores para munições não tóxicas e sua relevância na elucidação de casos, auxiliando a justiça”.

Larissa é pós-graduanda junto à área de concentração Química Analítica e Inorgânica do IQSC-USP. É orientada pelo professor Marcelo Firmino de Oliveira, do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da USP, em programa de doutorado direto.

Agende:
“Por dentro das munições: desvendando seus componentes químicos”
12/12/2023, 14h, on-line
Inscrições: no site do IQSC.
Link de transmissão: plataforma Google Meet
Aberto aos interessados, com possibilidade de emissão de certificado aos participantes.

cadastrado por Sandra Zambon/IQSC