Pesquisa de professoras do IQSC é destaque em revista da SBQ

Um artigo das professoras Salete Linhares Queiroz e Fernanda Canduri, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, foi publicado e escolhido para compor a contracapa da última edição da revista Química Nova, da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). As docentes uniram suas experiências em Educação e Bioquímica para abordar uma questão fundamental: como tornar o aprendizado de Bioquímica mais acessível e eficaz para os estudantes.

A Bioquímica é uma disciplina essencial para a formação de profissionais nas áreas das Ciências Biológicas, Química e Saúde. No entanto, os conteúdos densos e complexos muitas vezes apresentam desafios para os estudantes. Nesse contexto, a ferramenta WebQuest mostrou-se uma solução inovadora. Orientada para o uso da internet,  a abordagem permite que os alunos acessem informações online para consolidar seu aprendizado.

Esta metodologia, inicialmente proposta por Bernie Dodge e Tom March em 1995, foi adotada de forma criativa pelas professoras do IQSC para promover o ensino de Bioquímica. Através da WebQuest “A Bioquímica por trás da COVID-19”, os estudantes exploraram conteúdos relacionados à pandemia enquanto aprimoravam suas habilidades de pesquisa, pensamento crítico e resolução de problemas.

O estudo destaca que os resultados dessa experiência são promissores. Os alunos demonstraram domínio de uma variedade de tecnologias digitais, desde os recursos mais tradicionais, como textos e imagens, até formas mais inovadoras, como vídeos, podcasts e histórias em quadrinhos. Além disso, a ferramenta incentivou os estudantes a avaliar criticamente as informações que encontraram, promovendo um pensamento reflexivo. Um aspecto notável da iniciativa foi sua adaptação ao ensino remoto emergencial, uma necessidade trazida pela pandemia de COVID-19. As professoras do IQSC demonstraram que a WebQuest pode ser uma ferramenta valiosa para apoiar o aprendizado a distância.

Os estudantes, que em sua maioria nunca haviam usado um recurso deste antes, expressaram percepções positivas sobre a ferramenta e seu impacto na aprendizagem. Eles destacaram a utilidade dos materiais e recursos disponíveis na plataforma, a possibilidade de reutilização da ferramenta e a motivação que ela trouxe para a carreira escolhida.

A abordagem não apenas promoveu a compreensão sobre Bioquímica, mas também desenvolveu as habilidades de alfabetização informacional e midiática dos alunos, algo destacado pela UNESCO como essencial para capacitar as pessoas a alcançar seus objetivos pessoais, sociais, ocupacionais e educacionais.

Por: Fabrício Santos e Henrique Fontes, da Assessoria de Comunicação do IQSC