“Hot spots” no desenvolvimento de medicamentos

O desenvolvimento de fármacos é uma atividade minuciosa e demorada, onde as proteínas desempenham papel importante por terem funções vitais em praticamente todos os processos biológicos do organismo. Além disso, a compreensão das interações moleculares entre proteínas e ligantes é fundamental para identificar e desenvolver medicamentos eficazes e seguros que possam melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas.

“Há certas regiões, conhecidas como hot spots nos sítios de ligação ortostéricos e alostéricos [tipos de ligações químicas] que contribuem significativamente para as interações entre proteínas e ligantes”, explica o professor Marcelo Castilho. Embora existam abordagens na pesquisa científica que possam identificar essas regiões, o pesquisador afirma que abordagens obtidas através da simulação computacional “oferecem uma alternativa adequada para coletar informações úteis para selecionar alvos mais ou menos suscetíveis à modulação por moléculas semelhantes a medicamentos (ou seja, alvos druggable), realizar triagem virtual e orientar etapas de otimização de hits”.

No próximo Webinar SancaMedChem, Castilho “apresentará exemplos de como explorar regiões de grande interesse por serem alvos estratégicos para o design de moléculas terapêuticas (hot spots druggable) nestas etapas iniciais do processo de desenvolvimento de medicamentos e discutir trabalhos em andamento na área”.

Marcelo Santos Castilho é pesquisador e professor Titular junto ao Departamento de Farmácia da Universidade Federal da Bahia, com formação inicial em Farmácia Bioquímica. Ocupou diversos cargos na divisão de Química Medicinal e Química Biológica da Sociedade Brasileira de Química e recebeu o prêmio de pesquisador de vanguarda na 10ª edição do BrazMedChem (2022). Atua na área de Química e cristalografia de proteínas, em ênfase em Química Medicinal.

O evento integra a programação mensal do SancaMedChem Webinar, com foco em aspectos modernos da descoberta de fármacos, organizado pelo Grupo de Química Medicinal e Biológica do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP.

Agende:
SancaMedChem Webinar: “Hot Spots in the drug development pipeline”
Prof. Dr. Marcelo Castilho (UFBA)
19/07/2023 – 10h – on-line
Transmissão: via Google Meet e Youtube.
Os certificados de participação serão emitidos mediante inscrição prévia.

por Sandra Zambon/IQSC