Do IQSC para o Mundo: Guilherme Lenz

Entre fevereiro e julho de 2023, o estudante do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) Guilherme Felipe Lenz, orientando do professor Danilo Manzani, realizou um doutorado sanduíche na Divisão de Química do Departamento de Energia dos Estados Unidos – Laboratório Nacional de Brookhaven (da sigla em inglês, BNL), localizado em Upton, estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

O estágio ocorreu junto ao grupo de pesquisa Catalysis: Reactivity and Structure, do Dr. Jose Rodriguez. Guilherme trabalha com o desenvolvimento de catalisadores preparados a partir de vidros fosfato e silicato contendo nanopartículas de cobre, níquel e cobalto. Esses materiais estão sendo testados na conversão de gases de efeito estufa (metano e dióxido de carbono) em combustíveis (como metanol).

“Tais reações são importantes dos pontos de vista ambiental e econômico por converterem gases que causam o efeito estufa em outros produtos com valor agregado. Catalisadores são materiais que permitem que as reações químicas ocorram de forma mais rápida e eficiente e/ou que sejam realizadas em condições mais brandas. Além dos testes de catálise, o estágio permitiu a caracterização dos vidros em condições “operando” (nas condições em que são realizadas as reações químicas) por meio de técnicas avançadas disponíveis no grupo e no National Synchrotron Light Source II, um moderno laboratório síncrotron também localizado no BNL”, explicou.

O pesquisador possui bolsa CAPES-PrInt e durante a experiência pôde vivenciar uma grande imersão dentro do campo de pesquisa de conversão de gases de efeito estufa em combustíveis por meio da catálise, uma vez que o grupo em que ele trabalhou é um dos mais experientes e conhecidos do ramo nos EUA.

“Além do desenvolvimento profissional obtido, o doutorado sanduíche permitiu um intercâmbio cultural imenso, uma vez que o grupo conta com pesquisadores de diversos países: Venezuela, Espanha, Índia, Bangladesh, China, Coreia do Sul e Sri Lanka. Além disso, o BNL recebe pesquisadores de todo o mundo e oferece diversas atividades esportivas e sociais que permitem a integração entre os funcionários e estudantes. E morar próximo de Nova Iorque, uma das cidades mais famosas e incríveis do mundo, foi uma experiência que eu nunca imaginei viver”, finalizou.

por Fabrício Santos/IQSC