Diretor do IQSC ministra palestra em universidade chinesa

Foto: acervo pessoal do pesquisador

O professor e diretor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, Hamilton Varela, ministrou recentemente uma palestra na School of Chemical Engineering & Technology, da China University of Mining and Technology, na cidade de Xuzhou, China. A atividade faz parte de uma missão científica que o docente participa no país asiático, onde esteve por 10 dias em setembro.

Proferida para alunos de graduação e de pós-graduação da Universidade, a apresentação de Hamilton teve como tema a importância da pesquisa básica para aplicações em eletrocatálise. O professor possui colaboração de longa data com os pesquisadores chineses, sendo esta a sétima vez que ele é convidado para participar de atividades in loco, o que reforça sua sólida cooperação científica internacional.

Foto: acervo pessoal do pesquisador

A colaboração com o Grupo do Prof. Gao começou formalmente em 2011, quando o visitei pela primeira vez. Inicialmente, as pesquisas tinham como foco a eletroquímica de compostos de enxofre e as diversas instabilidades cinéticas envolvidas. Com o tempo, o trabalho envolveu aspectos teórico/numéricos em sistemas não-lineares mais abstratos e atualmente está centrada em eletrocatálise fundamental em processos de interconversão entre energias química e elétrica, como as reações de eletro-oxidação de álcoois. Ao longo dos anos foram publicados trabalhos científicos, realizados workshops e atividades de internacionalização de mão dupla com ida de pesquisadores brasileiros e a vinda de pesquisador chinês ao IQSC/USP”, disse o docente.

Por Henrique Fontes, da Assessoria de Comunicação do IQSC/USP