USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Dia de Sobrecarga da Terra

No próximo dia 24 de agosto, às 16 h, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, realiza debate sobre o “Dia de Sobrecarga da Terra”, que sinaliza quando a humanidade passou a consumir mais recursos naturais do que a capacidade de regeneração do planeta no decorrer do ano.

A data é definida anualmente pela rede ambientalista Global Footprint Network, com sede na Califórnia (EUA), e que conta com a participação de ONGs ambientais como o WWF – World Wildlife Foundation e o Instituto Jatobás (Brasil), além de diversas organizações de outros países.

O índice de sobrecarga leva em consideração tanto a biocapacidade, que indica a capacidade de regeneração de uma área após o uso, quanto a pegada ambiental, que representa a quantidade de terra ou água necessária para produzir o que consumimos e absorver nossos resíduos.

A Terra “no vermelho”

Para o ano de 2023, o dia 02 de agosto representa o dia em que a Terra “entrou no vermelho”.

Além do dado global, o estudo aponta a data da sobrecarga por país. No Brasil, a sobrecarga aconteceu no dia 12 de agosto, ou seja, faltando 143 dias para o final do ano.

O Debate

Organizado pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária do IQSC-USP, o evento acontece no dia 24 de agosto de 2023:

Debatedores:

Marcelo Montaño. Foto: acervo do pesquisador

Marcelo Montaño – docente do Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC/USP, coordenador do Núcleo de Estudos de Política Ambiental e orientador junto ao programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental. Sua atuação no ensino, pesquisa e extensão é direcionada para a avaliação dos impactos ambientais decorrentes de projetos e ações estratégicas de desenvolvimento.

 

Frederico Hanai. Foto: acervo do pesquisador

Frederico Yuri Hanai – docente do Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) do campus São Carlos-SP, no Curso de Bacharelado em Gestão e Análise Ambiental e credenciado como orientador permanente no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da UFSCar. Atua no ensino de graduação e pós-graduação, em projetos de extensão universitária e desenvolve pesquisas científicas, liderando o Grupo de Pesquisa SUSTENTA (Sustentabilidade e Gestão Ambiental), nas áreas de Gestão Ambiental, Gestão de Bacias Hidrográficas, Gestão da Água, Sensibilização e Comunicação Ambiental, Sustentabilidade, Turismo e Desenvolvimento Local.

 

Margareth da Silva. Foto: acervo da pesquisadora

Margareth Ribeiro da Silva – especialista em ESG (sigla em inglês que representa a sustentabilidade ambiental, social e governança corporativa) – Eixo Social, na Citrosuco em Matão. Formada em Engenharia Ambiental na USP de São Carlos. Também atua como Conselheira Administrativa do Sicredi Araraquara no tema social. Docente no curso de Administração no Instituto Municipal Matonense de Ensino Superior. Eticista pela USP, fornada sob orientação do Professor Carlos Goldenberg (EESC). Atua com programas de impacto social e DEI – Diversidade, Equidade e Inclusão.

Mediador:

Eduardo Bessa. Foto: acervo do pesquisador

Eduardo Bessa Azevedo – Presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do IQSC-USP. Responsável pelo Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Ambientais. Na graduação, atua em disciplinas direcionadas para a ênfase Química Ambiental. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Técnicas Avançadas de Tratamento de Águas.

 

Agende:
Debate sobre o Dia de Sobrecarga da Terra
24/08/2023 (quinta-feira), 16 h
anfiteatro “Prof. Edson Rodrigues” – térreo do edifício Q1 do IQSC-USP
Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do campus USP
Inscrições no site do IQSC
O evento é gratuito e aberto aos interessados e será transmitido pelo canal do IQSC no YouTube.

por Sandra Zambon/IQSC-USP
Contato sobre essa pauta: comunicacao@iqsc.usp.br ou (16) 3373-8831
(atualizado em 21/8/2023 com o link para inscrição)