Desenvolvimento sustentável: IQSC mostra o que seus pesquisadores têm feito pela Agenda 2030

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nasceram em Conferência das Nações Unidas realizada no Rio de Janeiro em 2012 e se formalizaram através de um pedido à ação mundial visando um novo padrão e desenvolvimento para o século XXI, de forma a integrar a sustentabilidade social, econômica e ambiental.

Em 2015, chefes de Estado, de Governo e representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) se reuniram para a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável e lançaram a Agenda 2030, que inclui os ODS.

O que temos feito?

Em outubro/2022 a equipe da biblioteca do IQSC-USP recuperou os dados sobre os artigos científicos publicados no Brasil e no mundo no período de 2019 a 2022 através de uma pesquisa na base de dados Scopus – SciVal, que é uma ferramenta de análise de indicadores de produção científica desenvolvida pela Elsevier. Os dados resultaram na exposição “Nossa Contribuição para a Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS. Faltam menos de 10 anos. O que temos feito?”.

Foto: Marcus Dalpino/IQSC

Na ocasião, além de detectar que entre as instituições brasileiras, a USP foi a que mais publicou artigos dentro de cada um dos 16 ODS incluídos na plataforma, o levantamento também apontou que a produção institucional da USP é ainda maior do que o número levantado na base de dados, pois alguns artigos deixam de adotar termos específicos que entram na contagem pelo sistema.

O que os pesquisadores do IQSC têm feito

Em 2023, a equipe da biblioteca verificou os artigos científicos publicados pelos pesquisadores IQSC-USP em todos os ODS, no período de 2019 a 2022 e os apresenta nesta nova exposição “Nossa contribuição para a Agenda 2030: ODS – O que os pesquisadores do IQSC têm feito“, que estará disponível no piso térreo da unidade, em formato de banner, de 27 de março a 20 de abril de 2023, e integra a programação da 1a Semana da Pós-Graduação da USP.

A mostra tem como propósito conscientizar os pesquisadores da importância de mencionar no artigo, termos que permitam à base de dados identificar e classificar o trabalho nas respectivas ODS relacionada à Agenda 2030, visto que algumas Agências de Fomento já têm utilizado este parâmetro para a aprovação de projetos, conforme informaram as organizadoras da exposição. Os termos também são característicos de cada ODS, conforme apresentados na exposição, e são alinhados constantemente pela base de dados, conforme novos artigos são acrescentados.

Contato: bibiqsc@iqsc.usp.br

(Clique sobre as imagens para ampliar)