Química às 16h – Aplicações da RMN “Fora da Caixa”: um estímulo à inovação

A Ressonância Magnética Nuclear (RMN), amplamente utilizada em centrais analíticas e hospitais, tem papel fundamental em outras áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação, segundo nos informou o professor Tito José Bonagamba , do Instituto de Física de São Carlos – USP.

Foto: acervo do pesquisador

O pesquisador abordará aplicações não tradicionais da RMN desenvolvidas no Laboratório de Espectroscopia de Alta Resolução por RMN (LEAR ) do IFSC-USP, destacando seu emprego no estudo de materiais magnéticos e nas áreas de computação quântica e ciência do petróleo, em palestra que profere na quarta-feira (14/6), no Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP).

“Não é uma tarefa fácil, pois os equipamentos comerciais não estão plenamente preparados para aplicações fora da caixa, exigindo o desenvolvimento de instrumentação ad hoc [com finalidade específica] que nos estimula a inovar na área” explica e acrescenta que, para realizar a tarefa, “além de ótimas oficinas mecânica e eletrônica” contam com físicos, engenheiros e técnicos.

Tito Bonagamba atua principalmente na área de RMN e suas aplicações, com destaque para meios porosos, materiais magnéticos, polímeros e informação quântica, além da área de instrumentação para RMN. É coordenador do Centro de Inovação da USP – InovaUSP, polo de São Carlos.

O evento integra a programação do Ciclo de Palestras e Seminários “Química às 16h”, coordenado pelos professores Andrei Leitão e Marcelo Henrique Gehlen.

Agende
“Aplicações da RMN “fora da caixa” – um estímulo à inovação”
Prof. Dr. Tito José Bonagamba (IFSC-USP e Coordenador do Inova USP polo São Carlos)
14/06/2023 (quarta-feira) – 16h
anfiteatro “Prof. Edson Rodrigues” (térreo do edifício Q1) do IQSC-USP
Inscrições: no site do IQSC.