Trabalho de pesquisadores do IQSC-USP é reconhecido em evento científico latino-americano

Trabalho apresentado por Samuel Filipe Cardoso de Paula, doutorando do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), orientado pelo professor Dr. André Luiz Meleiro Porto, recebeu prêmio na categoria de melhor apresentação na modalidade de pôster durante o “Simposio Latinoamericano de Biocatálisis y Biotransformaciones (SiLaByB)” que, segundo os pesquisadores, “tem sido o principal evento científico na América Latina frente ao uso de enzimas em biocatálise e biotransformação”.

O trabalho Estudo Comparativo do Emprego de Amano Lipases de Pseudomonas fluorescens e Burkholderia cepacia em Resolução Quimio-Enzimática de Arilcloridrinas sob Radiação Micro-ondascontou com a colaboração do professor Dr. Giuliano Cesar Clososki, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – USP e do seu então aluno de doutorado, Rodolfo Hideki Vicente Nishimura.

Arilcloridrinas são uma classe de moléculas usadas na preparação de alguns antifúngicos e em remédios usados por pessoas soropositivas.  Entretanto, quando são preparadas em laboratório, as arilcloridrinas são obtidas em pares semelhantes mas não idênticos.  Desse par, apenas uma das moléculas serve para o fármaco.  Para fazer a separação, adiciona-se uma enzima e aquece-se a mistura. Samuel explica que “esse aquecimento por vezes é feito em uma chapa e a isso que chamamos de aquecimento convencional”.  O trabalho, desenvolvido pelo doutorando, mostrou que o uso de radiação micro-ondas para o aquecimento “permite utilizar uma potência menor que a chapa utiliza e, como consequência, há um gasto menor de energia no processo”, acrescentou.

“Ficamos muito contentes com o reconhecimento do trabalho. Foi uma forma de motivação em continuar com a investigação nessa linha de pesquisa, bem como manter a relevância dos estudos em biocatálise e biotransformação no IQSC-USP junto à comunidade de pesquisadores Latino-americanos nessa área” comentou o aluno Samuel.

O SiLaByB ocorreu no Chile, de 8 a 11 de novembro de 2022. O trabalho está disponível no Livro de Resumos do evento (página 105).

Samuel ao lado do pôster durante evento latino-americano. Foto: acervo do pesquisador.

por Sandra Zambon/Comunicação