SEMAQ e SIICUSP: confira como foi o primeiro dia desses eventos no IQSC-USP

Nesta segunda-feira (17/10) iniciaram as atividades da XXV Semana de Química “Prof. Edson Rodrigues” (SEMAQ) e simultaneamente as apresentações do 30o Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP) – etapa IQSC. Os eventos continuam até o dia 21 de outubro, compartilhando os espaços do IQSC.

Semana de Química – SEMAQ

A abertura do tradicional evento, realizado em conjunto pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) e pela Comissão Organizadora Discente (COD), foi feita pelo Vice-Diretor do IQSC-USP, professor Carlos Alberto Montanari (ao centro na foto abaixo), acompanhado pelo Presidente da CCEx, professor Eduardo Bessa Azevedo e pela Presidente da COD, Laura Pereira Clemente.

Os pesquisadores Danilo Manzani (Vice-Presidente da Comissão de Graduação) e Maria Olímpia de Oliveira Rezende (Vice-Presidente da CCEx) também proferiram palavras. O evento acontece no anfiteatro “Prof. Edson Rodrigues” (térreo do edifício Q1).

A SEMAQ contou com a presença (virtual) de Alicia Durán, do Institute of Ceramics and Glass (Espanha), ministrando o webinar “The Glass Age”, que abordou as diferentes facetas e possibilidades do vidro ao longo da história e na modernidade. A palestra está disponibilizada no canal do IQSC no Youtube.

No período da tarde, foram ministrados três minicursos simultâneos: Nanotecnologia, Saneantes e Planejamento Experimental.

Simpósio de Iniciação Científica – SIICUSP – etapa IQSC

O Diretor do IQSC-USP, Hamilton Varela, fez a abertura do 30o Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP) – etapa IQSC, que acontece ao longo da semana no anfiteatro “Milan Trsic” (antigo anfiteatro A do edifício Q1).

Ao longo deste primeiro dia do evento ocorreram dez apresentações de trabalhos com temas diversificados, elaborados por graduandos. Todas as apresentações são presenciais e acompanhadas pelo público interessado e por uma banca avaliadora. Os alunos também elaboraram painéis que resumem seus trabalhos e podem ser visitados durante esta semana, no piso térreo da biblioteca da Unidade.

O que está por vir?

A semana de atividades está só começando e muitos eventos esperam os participantes.

Na SEMAQ destacam-se o Gamenight, parceria da COD com o Centro de Convivência da Química (CCQ), que acontece nesta terça-feira, das 18h às 24h, as visitas técnicas na quinta-feira e a inauguração do Minimuseu do Vidro, acompanhado da palestra sobre o assunto, que acontece na sexta-feira. Além é claro, das palestras, apresentações e workshops que acontecerão ao longo da semana. Acesse a programação e saiba mais.

O SIICUSP desta terça-feira traz a apresentação de 11 trabalhos relacionados a temas da área da saúde. Acesse a programação e saiba mais.

por André Molina Gregório e Mileide Santos Barbosa/bolsistas PUB-IQSC e Sandra Zambon/Comunicação IQSC-USP.