Pesquisador do IQSC recebe prêmio de Biodiversidade

O professor Roberto Gomes de Souza Berlinck, Titular do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), foi um dos vencedores do prêmio MCTI-FINEP – SiBBr de Biodiversidade, na categoria “Produção Acadêmica”. A divulgação ocorreu no último dia 20.

Prof. Dr. Roberto Berlinck, do IQSC-USP. Foto: Lattes

“O Prêmio tem como objetivos revelar talentos, impulsionar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico, assim como promover a inovação na temática de biodiversidade, de modo a apoiar o seu uso sustentável”, informam os organizadores. A categoria Produção Acadêmica incluiu trabalhos com potencial de gerar exploração econômica sustentável da biodiversidade e serviços ecossistêmicos.

O pesquisador explica a importância da pesquisa vencedora: “para a sociedade, a descoberta de novas fomactinas possibilita explorar estas substâncias químicas como novos modelos de fármacos para o tratamento de câncer. Para o meio científico, a descoberta de uma nova linhagem de fungo do ambiente marinho que produz fomactinas ilustra, por um lado, a importância em se desenvolver a biotecnologia marinha no Brasil, e, por outro lado, a investigação de aspectos fundamentais no entendimento da produção biotecnológica das fomactinas para fins medicinais”.

Fungos estudados no IQSC produzem moléculas interessantes para o desenvolvimento de novos fármacos. Foto: Henrique Fontes

“O prêmio é importante para destacar o trabalho dos alunos de pós-graduação e pós-doutorado do IQSC, Doutoras Karen de Jesus Nicácio e Juliana Regina Gubiani, bem como a importância de boas colaborações de pesquisa que possibilitem o desenvolvimento de projetos interdisciplinares”, destacou o professor Berlinck, que Coordena o Grupo de Química Orgânica de Sistemas Biológicos. O trabalho envolveu a colaboração de outros pesquisadores, incluindo o professor Victor Marcelo Deflon, Coordenador do Grupo de Química Inorgânica Estrutural e Biológica, do IQSC-USP.

O artigo “Isolation, synthesis and bioactivity studies of phonactin terpenoids”, foi publicado na revista Nature Chemistry e está acessível aqui .

por Sandra Zambon/IQSC