IQSC homenageia pesquisador nomeando prédio na área 2 do campus

O Conselho Universitário da USP, reunido em 22 de fevereiro de 2022, aprovou a solicitação do Instituto de Química de São Carlos – USP, de denominar “Professor “Douglas Wagner Franco”” ao prédio da Química Ambiental localizado na área 2 do campus USP.

Prédio da Química Ambiental recebe nome de “Prof. Douglas Wagner Franco”. Foto: Luiz Henrique Barra /IQSC

Em reunião, o professor Hamilton Varela, representando a Diretoria do  IQSC-USP, destacou as atribuições do homenageado em suas atividades de pesquisa e também na gestão da unidade. Informou que a proposta partiu de um pesquisador da unidade e foi aprovada por unanimidade na Comissão de Cultura e Extensão Universitária e na Congregação, “mostrando o apoio integral da nossa comunidade a esse pleito”. A professora Elisabete Frollini ratificou: “é uma homenagem mais que justa ao professor Douglas”. A proposta também obteve parecer favorável da Comissão de Legislação e Recursos da USP.

O homenageado. Foto: acervo IQSC

Douglas Wagner Franco atuou inicialmente na Química Inorgânica e depois também na área de Química de Alimentos, tendo proposto a inclusão dessa ênfase no currículo do curso de Bacharelado em Química. Destacou-se internacionalmente, tendo recebido diversas homenagens. Na gestão universitária ocupou várias funções, dentre as quais:  presidente de Comissão, Chefe de Departamento, Diretor do IQSC-USP (gestão 2002-2006) e também Coordenador da CODAGE (2006-2007). Formou diversos pesquisadores e publicou artigos que contribuíram para a evolução e destaque da ciência brasileira. Em 29 de abril de 2015 proferiu palestra no IQSC sobre a evolução da Química Inorgânica e Analítica no IQSC, a partir da sua perspectiva pessoal. Faleceu em 07 de abril de 2016.

Acesse aqui o Centro de Memória Digital do IQSC e saiba mais.