Ingresso no Bacharelado em Química do IQSC por transferência: inscrições prorrogadas

A transferência externa é outra forma de ingresso no curso de Bacharelado em Química do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP). Esta modalidade contempla alunos que estão fazendo sua graduação em instituições de ensino superior do país ou do exterior.

São 2 fases, mas é importante ler o edital da unidade antes da inscrição na Fuvest. Foto: Pixabay, com adaptação

As vagas são definidas anualmente. Para início no 1º semestre de 2023, são oferecidas 5 vagas a partir do 3º período do curso.

O processo seletivo acontece em duas etapas: a primeira é realizada pela Fuvest e a segunda pela unidade.

A inscrição para a primeira fase é on-line e acontece até às 12h de 29 de abril. (AS INSCRIÇÕES FORAM PRORROGADAS ATÉ 13 DE MAIO DE 2022 – 12H) A prova é no dia 29 de maio de 2022 e os convocados para a segunda etapa são divulgados no dia 13 de junho. A segunda fase ocorre de acordo com edital definido e divulgado pelo IQSC-USP. A inscrição acontece nos dias 20 e 21 de junho quando o candidato envia a documentação on-line. Não há prova, mas “caberá à Comissão de Graduação do IQSC a determinação do período apropriado do curso após análise da documentação apresentada pelo candidato”, informa o edital.

É importante que o interessado esteja ciente de que reúne as condições exigidas no edital da unidade antes mesmo de se inscrever na primeira etapa, como por exemplo, a obrigatoriedade de comprovação, “através do histórico escolar, de ter cursado e obtido aprovação em um conjunto de disciplinas equivalentes a 2 das 6 disciplinas” relacionadas no edital. Aluno com matrícula trancada pode participar, mas se aprovado deve estar regularmente matriculado na escola de origem para que a transferência ocorra.

O Bacharelado em Química do IQSC oferece as habilitações Fundamental e Tecnológica, com as ênfases: Gestão da Qualidade, Materiais, Alimentos e Ambiental.

Além da infraestrutura disponível na unidade e no campus, os alunos se beneficiam do contato direto com seus professores, que também atuam na pesquisa e na pós-graduação com nível de excelência internacional, conforme avaliação da CAPES. Há também a possibilidade de obter bolsa de estudos e auxílios dos programas de Apoio à Permanência Estudantil.

O profissional formado pelo IQSC-USP pode abrir o próprio negócio ou atuar como contratado, em várias áreas de atuação: ambiental, química fina, alimentos, papel e celulose, polímeros, fertilizantes, tintas, cosméticos, tratamento de água, esgoto e saneamento, novos materiais, qualidade, ensino superior, consultoria, entre outras.

Contato: svgrad@iqsc.usp.br

por Sandra Zambon/Assessoria de Comunicação IQSC

Atualizado em 05/5/2022 em função do prazo de inscrição ter sido prorrogado.