Egresso da pós-graduação do IQSC é laureado “Pesquisador Destaque”

Irlon Maciel Ferreira, egresso do curso de pós-graduação do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP conquistou recentemente o segundo lugar na categoria “Pesquisador Destaque” na área de Ciências Exatas, do Prêmio Amapá de Ciência, Tecnologia e Inovação, Láurea “Robério Nobre” – edição 2021.

Irlon Ferreira, egresso da pós-graduação do IQSC é “Pesquisador Destaque”. Foto: Unifap

A láurea é concedida ao Doutor que, ao longo de sua trajetória, tenha contribuído na conversão do conhecimento gerado a partir das pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação em benefícios, diretos ou indiretos, para o desenvolvimento e o bem-estar da população do Estado do Amapá.

A conquista de Irlon, pesquisador na Universidade Federal do Amapá, se deve à carreira bem-sucedida, que envolve sua formação no Instituto de Química de São Carlos (IQSC), segundo nos informou: “Ao longo do meu doutoramento, busquei explorar ao máximo as oportunidades científicas oferecidas pelos IQSC-USP (disciplinas, monitorias, cursos e integração com os demais grupos e unidades da Universidade de São Paulo). Ainda sob a orientação do professor doutor André Luiz Meleiro Porto e com a colaboração do professor doutor Sérgio Akinobu Yoshioka, tive a oportunidade de trabalhar com fungos, imobilizados em fibroina da seda, isolados de ambientes marinhos para biotransformação de diversas moléculas. Essa versatilidade me oportunizou aplicar este conhecimento aqui no Amapá, de forma pioneira sigo trabalhando com fungos isolados de ambientes amazônicos em reações de biotransformação e aplicando a proteína da seda como veículo para moléculas bioativas.”

O pesquisador ainda mantém relação de colaboração com ambos os professores do IQSC-USP, em projetos, orientações e publicações.

O prêmio foi concedido pelo Governo do Estado do Amapá, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (FAPEAP) e da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia. Na cerimônia de lançamento do prêmio, o governador enfatizou: “O prêmio Robério Nobre reflete o quanto a ciência, a tecnologia e a inovação são prioridade. É com investimento em ciência que fortalecemos a economia, salvamos vidas – como se vê no decorrer da pandemia -, e desenvolvemos como um todo a sociedade”.

A cerimônia de premiação ocorreu no dia 13 de outubro.

Por Sandra Zambon/Assessoria de Comunicação IQSC com informação de Claudio Morais