Webinar: Sirius – a nova fonte de luz síncrotron brasileira

Sirius. Foto: LNLS/CNPEM, com adaptação de Comunicação IQSC

Sirius é uma nova fonte de luz síncrotron muito importante para a comunidade científica brasileira e internacional e está sendo finalizada para ser uma das primeiras de 4ª geração do mundo. Esse é o tema que o pesquisador Douglas Galante aborda no webinar que acontece na segunda-feira, 7 de dezembro de 2020, às 9 horas.

“Sirius é planejada para colocar o Brasil na liderança mundial de produção de luz síncrotron e foi projetada para ter o maior brilho dentre todos os equipamentos na sua classe de energia”, segundo o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) em Campinas. “O Sirius representa um grande avanço em relação ao UVX, em termos de brilho, emitância e coerência de sua radiação, permitindo alcançar resoluções espaciais na escala nanométrica e explorar novos tipos de contraste para geração de imagens e análise de materiais, como o de difração coerente”, complementa o pesquisador.

Para o Diretor Geral do CNPEM, Antônio José Roque da Silva, “Sirius abrirá enormes oportunidades para o estudo de materiais – orgânicos e inorgânicos – com grau de detalhe sem precedentes, fornecendo ferramentas de pesquisa de ponta inexistentes hoje no Brasil”.

Douglas Galante é pesquisador do LNLS e lidera o Grupo Carnaúba, da nova linha de nanofoco do Sirius. Pesquisa a origem da vida, sua adaptação às superfícies planetárias e “a habitabilidade do Sistema Solar, inclusive utilizando plataformas espaciais”, informa. É co-chair (2017-2023) da Subcomissão Internacional do Pré-criogeniano da Comissão Internacional de Estratigrafia (ICS, em inglês), responsável por estabelecer a escala de tempo geológico; membro do The International Society for the Study of the Origin of Life da The International Astrobiology Society (ISSOL).

O webinar é aberto a todos os interessados e é organizado pelo professor Danilo Manzani, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP. Recomendamos a inscrição no link www.iqsc.usp.br/eventos para obter certificado de participação e onde também estão disponíveis outras informações.

Clique aqui para assistir ao webinar.