Webinar: Nanopartículas doadoras de transmissores gasosos para aplicações biomédicas

A Sociedade Brasileira de Química realiza no dia 18 de setembro, às 14 horas, encontro virtual com a professora Amedea Barozzi Seabra que abordará o desenvolvimento de nanopartículas, biocompatíveis e biodegradáveis contendo doadores de óxido nítrico e/ou sulfeto de hidrogênio e suas ações biomédicas, conforme informa a convidada.

A pesquisadora explica que “o óxido nítrico (NO) e o sulfeto de hidrogênio (H2S) são moléculas endógenas e transmissores gasosos de grande relevância em diversos processos fisiológicos e patofisiológicos. Ambos desempenham ações antivirais, bronco dilatadoras, anti-inflamatória e antitumoral. Em função do impacto no meio biológico do H2S e NO, existe um grande interesse na incorporação dessas moléculas em matrizes poliméricas atóxicas capazes de promoverem a liberação sustentada e localizada desses transmissores gasosos no alvo de interesse”.

O palestrante atua junto à Universidade Federal do ABC. Possui, entre outras distinções, o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia do MCTIC, na categoria Pesquisador Sênior. Desenvolve pesquisas no preparo de biomateriais nanoestruturados liberadores de óxido nítrico para aplicações médicas e agrícolas.

Para participar é necessário inscrever-se antecipadamente clicando aqui   para então receber e-mail de confirmação com informações sobre a participação através do Zoom.

Por Sandra Zambon/Comunicação IQSC com informações do SBQ