O cérebro humano como centro do nosso universo

Como seria um mundo em que pessoas conduzissem aparelhos eletrônicos por meio do pensamento? Como seria se quadriplégicos pudessem andar? E se os sintomas motores da doença de Parkinson pudessem ser controlados?

O tema do Química às 16 desta quarta-feira, 11 de novembro, traz o pesquisador Miguel Nicolelis que em suas pesquisas mostra que o que parecia ficção científica até recentemente, está prestes a se tornar realidade: o cérebro humano como o centro do nosso universo. A atividade acontece às 16 horas e será transmitida on-line, em português, pelo canal do IQSC no Youtube.  Aberto a todos os interessados.

O pesquisador fala de um cérebro que não é passivo decodificador de informações, mas sim um escultor da realidade e da sensação de sermos nós mesmos.

Como o cérebro cria a noção que cada um tem de si próprio? Qual o papel da máquina nesse novo cenário? O que é interface cérebro máquina? Quais os possíveis impactos dessa nova realidade sobre a humanidade?
Nesta conversa, o neurocientista abordará estas questões, além de falar sobre suas descobertas e de sua equipe, das fascinantes perspectivas para pessoas com distúrbios neurológicos e de um futuro tecnológico em que as visões catastrofistas dão lugar ao otimismo e à esperança.

Miguel Angelo Laporta Nicolelis é médico e pesquisador na Duke University (EUA), onde é Professor Titular do Departamento de Neurobiologia e Co-Diretor do Centro de Neuroengenharia. É pesquisador do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) e Coordenador do Projeto Andar de Novo, desenvolvido na AASDAP em São Paulo, que tem como objetivo demonstrar o potencial das interfaces cérebro-máquina para uso clínico em reabilitação motora de pessoas com paralisia causada por danos neurológicos. Considerado um dos 100 cientistas mais influentes do Brasil em 2013 pela Revista Época e esteve entre os 100 principais pensadores globais em 2015, segundo a Foreign Policy Magazine.

O Química às 16h é um ciclo de seminários e palestras do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, que discute temas atuais envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento, com cientistas de diferentes áreas. A atividade é coordenada pelos professores Danilo Manzani e Fábio Henrique Barros de Lima.

Inscrição: www.iqsc.usp.br/eventos
Contato: eventos@iqsc.usp.br