Dispositivos wearables, detecção eletroquímica e eletrodos enrugados

Imagem fornecida por BioMicS-IQSC

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP realizada nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, às 10 horas, o seminário Aplicação de Wrinkled Electrodes (eletrodos enrugados) em dispositivos wearables com detecção eletroquímica, proferido por Amanda Hikari Imamura, pós-graduanda junto à Unidade.

Dispositivos wearables construídos para monitorar estado fisiológico, são capazes de monitorar alterações físicas que ocorrem na pele e também detectar biomarcadores presentes no suor, como glicose, etanol, ácido lático, íons hormônios, peptídeos, entre outros. A integração de sistemas wearables à transdução eletroquímica, que permite a transmissão de dados, requer a miniaturização do eletrodo. Serão apresentados os eletrodos enrugados desenvolvidos na Univeridade da California (EUA), que “apresentam elevada área superficial, pela qual pode-se obter melhora na detecção eletroquímica. Além disso, esses eletrodos podem ser transferidos a um substrato flexível, tornando-os suscetíveis a serem aplicados como wearables. Os eletrodos enrugados flexíveis foram caracterizados eletroquimicamente e posteriormente avaliados para detecção de glicose, alcançando o menor limite de detecção reportado na literatura para sensores flexíveis não enzimáticos”, informou a palestrante.

Amanda, que atua na área de biossensores com enfoque em detecção eletroquímica e dispositivos microfluídicos a base de papel, é orientada em seu doutorado pelo professor Emanuel Carrilho, coordenador do Grupo de Bioanalítica, Microfabricação e Separações (BioMicS).

O seminário é no anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC, aberto a todos os interessados.

Inscrições e outras informações: www.iqsc.usp.br/eventos
Contato: (16) 3373-8272 ou eventos@iqsc.usp.br

por Sandra Zambon (Comunicação IQSC) com informações de Amanda Imamura