USP elabora e disponibiliza “Guia de Boas Práticas Científicas”

Um Guia de Boas Práticas Científicas, destinado a toda a comunidade USP, com informações sobre ética e integridade em pesquisa, foi elaborado pelo Comitê de Boas Práticas Científicas da USP.

O documento traz informações sobre a realização da pesquisa: com seres humanos; com animais; com espécies animais ou vegetais e em relação ao meio ambiente. Além disso, define o papel dos responsáveis pela pesquisa (pesquisador e instituição) e apresenta os tipos de fraude na pesquisa, na autoria e na publicação de trabalhos científicos, além de apresentar outras informações relacionadas. “Esperamos assim contribuir para a prevenção da má conduta científica e para o avanço da qualidade da pesquisa realizada em nossa Universidade”, afirmou o Pró-Reitor de Pesquisa da USP, professor Sylvio Canuto, sobre a publicação.

O Comitê foi instituído pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP em agosto de 2017, com o objetivo de “promover a cultura da integridade ética da pesquisa mediante programas regulares de educação, disseminação, aconselhamento e treinamento acessíveis a todos os pesquisadores”.

O Guia pode ser acessado em http://prp.usp.br/boas-praticas-em-pesquisa/

Por Sandra Zambon com informações da PRP-USP