SEMAQ nesta quinta: visitas técnicas, Projeto Semente e happy hour

Faber-Castell, Natura e Escola Preparatória de Cadetes do Exército, respectivamente em São Carlos, Cajamar e Campinas, todas no interior do estado de São Paulo, são as três instituições que receberão alunos e docentes do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP hoje, 24 de outubro, em visita técnica que acontece durante todo o dia e integra a programação da XXII Semana de Química “Prof. Edson Rodrigues” (SEMAQ).

Duas turmas de crianças com idades entre 9 e 14 anos, que participam do Projeto Pequeno Cidadão implantado pela Prefeitura do Campus USP São Carlos, farão atividades no Laboratório Didático da Instituição, observando experimentos e aprendendo sobre a tabela periódica. É o Projeto Semente, idealizado e desenvolvido por alunos da USP de São Carlos, parceiro do Projeto Pequeno Cidadão desde 2014, responsável pelas atividades de Ciências, “com a missão de proporcionar o aprendizado prático e empoderador”, conforme consta na revista publicada pelo Pequeno Cidadão. “Alunos voluntários da USP de São Carlos atuam como tutores, direcionadores e facilitadores do aprendizado, acompanhando os alunos do Projeto na busca por conhecimento por meio da solução de desafios e resolução de problemas com diversas ferramentas tecnológicas”, complementa a publicação.

Integrando os participantes, a partir das 19 horas haverá happy hour na Estação Tem Bão.

A Semana também incentiva a participação na campanha solidária Atitude de Carinho para Alimentar um Focinho, que recebe doação de ração, jornal, e outros itens que possam ser utilizados por cães e gatos. As contribuições podem ser depositadas na biblioteca do IQSC-USP e dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail semaq@iqsc.usp.br

As exposições “Nanoarte”, as pinturas feitas pelos alunos da disciplina “Laboratório de Química Inorgânica Tecnológica” e “Capturando o mundo atômico” estarão no saguão térreo do edifício Q1, onde podem ser visitadas até amanhã, 25 de outubro. A exposição “Nossa história: ontem e hoje – 25 anos do IQSC” pode ser visitada no piso térreo da Biblioteca do IQSC-USP, onde estará até 31 de outubro. Esta última exposição também integra a XXII Semana do Livro e da Biblioteca na USP.

Em mais uma atividade comemorativa aos 25 anos do Instituto, está programada para esta sexta-feira, o fechamento da cápsula do tempo que deverá ser aberta somente em 2044. Os interessados em deixar uma lembrança relacionada à instituição devem procurar orientação junto à Comissão de Cultura e Extensão Universitária do IQSC através do e-mail ccex@iqsc.usp.br.

A programação da SEMAQ foi elaborada pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária e pela Comissão Organizadora Discente tendo como tema os 150 anos da tabela periódica. A programação integra a Semana USP de Ciência e Tecnologia e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Contato: (16) 3373-8272 ou ccex@iqsc.usp.br ou eventos@iqsc.usp.br

Por Sandra Zambon (IQSC)