Resultado de doutorado realizado no IQSC é publicado em revista internacional

Ilustração da capa da edição de 28 de novembro de 2019. Imagem: Mariana Ferrarini da Silva

Um estudo realizado por cientistas do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, que revelou compostos promissores para o tratamento de câncer de ovário, foi publicado na Dalton Transactions, da Royal Society of Chemistry (Inglaterra), revista científica internacional revisada por pares e que publica artigos originais sobre a química inorgânica e organometálica. O artigo também ilustrará a capa da edição de novembro de 2019.

O trabalho foi realizado durante o doutorado de Carolina Gonçalves Oliveira, concluído sob orientação do pesquisador Victor Marcelo Deflon, coordenador do Grupo de Química Inorgânica Estrutural e Biológica do IQSC-USP e envolveu colaboradores da Universidade de Warwick, no Reino Unido, e da Universidade de Roma Tor Vergata, na Itália.

A pesquisa testou o uso dos metais paládio e platina para atividade antitumoral. Os resultados mostraram que o uso do paládio provocou elevada morte das células de câncer de ovário resistentes à cisplatina, um quimioterápico importante usado no tratamento desse tipo de câncer, além de não agirem sobre as células humanas saudáveis testadas.

O artigo  Palladium(II) complexes with thiosemicarbazones derived from pyrene as topoisomerase IB inhibitors  tem acesso aberto.

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC) com informações dos pesquisadores