QTNano Talks: Aprendizado de máquina aplicado a Ciência dos Materiais: aplicações e desafios

Aprendizado de máquina, ou AM, é um ramo da inteligência artificial que possibilita a criação de modelos que aprendem a partir de dados e experiências para tomar decisões e/ou fazer predições. É aplicado em diversas áreas, desde a classificação de documentos, reconhecimento de fala e face até a previsão de novas propriedades moleculares a partir de suas estruturas em áreas da ciência dos materiais, como física quântica e química.

No dia 26 de junho, às 10 horas, no anfiteatro térreo do edifício Q1, a pesquisadora Marinalva Dias Soares, da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP do campus de São José dos Campos, falará sobre o assunto. “O seminário dará uma visão geral das aplicações e desafios do aprendizado de máquina na ciência de materiais”, informa. “Embora os modelos de AM tenham se mostrado úteis na identificação de padrões que controlam o comportamento de moléculas e fenômenos físicos, um cenário sólido em que novos materiais e reações podem ser previstos, em vez de observados, ainda depende de inúmeros desafios como: dados estruturados de alta qualidade, dados rotulados, representações adequadas para técnicas de aprendizado de máquina, entre outros”, acrescenta.

A palestrante tem experiência e interesse nas seguintes áreas: processamento de imagens de sensoriamento remoto (SAR e multiespectrais), técnicas de segmentação de imagens, aprendizagem de máquina, classificação do uso e cobertura do solo, automação e gerenciamento das operações de rastreio e controle de satélites orbitais, técnicas de citizen science, engenharia de software e banco de dados. Também é professora colaboradora no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC). Atua na USP de Ribeirão Preto, junto ao projeto SofiaFala.

O evento integra a programação do QTNano Talks, organizado pelo Grupo de Teoria Quântica de Nanomateriais, coordenado pelo professor Juarez Lopes Ferreira da Silva e será transmitido ao vivo, no canal do youtube do Grupo.

Seminário QT Nano Talks
“Aprendizado de máquina aplicado a ciência dos materiais: aplicações e desafios”
26 de junho de 2019, 10 horas, anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC
Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do campus USP São Carlos