Pesquisador do IQSC tem trabalho internacional publicado na Nature Protocols

O professor doutor Antonio Carlos Bender Burtoloso, pesquisador junto ao Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, participou do trabalho conjunto “Efficient and irreversible antibody-cysteine bioconjugation using carbonylacrylic reagents“, publicado no jornal on line Nature Protocols, considerado de destaque na área científica.

Nature Protocols é uma publicação da Springer Nature, revisada por pares e fornece descrições passo-a-passo de procedimentos (protocolos) que os usuários podem levar para o laboratório e aplicar imediatamente em suas próprias pesquisas.

O resumo do trabalho informa que existe um interesse considerável no desenvolvimento de métodos químicos para a modificação precisa e seletiva de anticorpos para aplicações terapêuticas e neste protocolo foi descrita uma estratégia para a modificação irreversível e seletiva de resíduos de cisteína em anticorpos.

A publicação tem também, como co-autores, pesquisadores da Universidade de Cambridge (Reino Unido), Universidade de La Rioja (Espanha) e da Universidade de Lisboa (Portugal). A autora principal, Barbara Bernardim de Souza, foi aluna de pós-graduação sob orientação do professor Burtoloso. Um estágio sanduiche realizado durante seu doutorado no IQSC a levou ao desenvolvimento deste trabalho. Atualmente, Barbara realiza o pós-doutorado na Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)

Notícia cadastrada por Sandra Aparecida Zambon da Silva