USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Livro: Gestão de Qualidade em Laboratórios

Atualmente, ter conhecimento sobre Sistemas de Gestão da Qualidade é pré-requisito para a maioria dos profissionais que trabalham em grandes empresas. Apesar de existirem sistemas específicos para cada ramo de atividade, como a ISO 9001, BPL, ISO/IEC17025 ou ISO15189, a estrutura básica do sistema é muito semelhante, assim é notória a necessidade deste conhecimento que fornecerá base para o profissional estar familiarizado com a sistemática de trabalho comumente utilizada pelas empresas.

No caso específico de Sistemas de Gestão da Qualidade para Laboratórios, no Brasil existe uma pressão (e na maioria dos casos obrigatoriedade) de diferentes órgãos do governo federal para sua implantação, com destaque para ANVISA, IBAMA, ANA, MAPA. Dessa maneira, a utilização desses sistemas tornou-se prática comum para quase todos os laboratórios, pressionando os profissionais a adquirirem conhecimento sobre estes, levando ao continuo crescimento da implantação e acreditação de Sistemas de Gestão da Qualidade para laboratórios.

Esta realidade tem abrangência global, inúmeros países apresentam suas próprias exigências quanto a obrigatoriedade na aplicação de Sistemas de Gestão da Qualidade para Laboratórios, visando garantir confiabilidade dos resultados analíticos, principalmente pelo fato de que os efeitos de um resultado analítico podem ter grande impacto, seja para área ambiental, farmacêutica, forense, análises clinicas, alimentos etc.

O reconhecimento formal da implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade para Laboratórios como a ISO/IEC17025 ou ISO15189, se faz pela avaliação destes sistemas por entidades de acreditação presentes nos diferentes países. Visando um reconhecimento mútuo entre avaliações de diferentes países, entidades como o ILAC (International Laboratory Accreditation Cooperation) promovem acordos de reconhecimento mútuo com seus membros plenos. Considerando as entidades de diferentes países que são membros e associados ao ILAC, atualmente, existem por volta de 60.000 laboratórios de ensaio e calibração que aplicam e são acreditados no Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a norma ISO/IEC 17025 e 8.00 laboratórios de análises clínicas acreditados na norma ISO 15189.

Para auxiliar estes profissionais, o professor Igor Renato Bertoni Olivares, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, escreveu o livro “Gestão de Qualidade em Laboratórios”, que “apresenta, de maneira simples e objetiva, um universo abrangente de aplicações de sistemas de qualidade”, afirma o pesquisador.

Novidades da quarta edição
Considerando os mais atuais conhecimentos desenvolvidos para Gestão de Qualidade em Laboratórios, a quarta edição (2019) deste livro busca apresentá-los de forma didática, dentro da estrutura de funcionamento de um Sistema de Gestão, atendendo à proposta de ser um livro que poderá auxiliar desde profissionais iniciantes nesta área, bem como aos especialistas que buscam novas ferramentas para Gestão de Qualidade em Laboratórios. Esta edição também aborda as principais modificações relacionadas a última revisão da ISO/IEC 17025 (2017).

O autor
Igor Renato Bertoni Olivares é pesquisador junto ao IQSC-USP onde é responsável por disciplinas de gestão de qualidade. Integra o quadro de avaliadores externos do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) com a tarefa de verificar processos gerenciais de Laboratórios e Organismos de Certificação de Produtos e Sistemas.