IQSC lança página do Comitê de Boas Práticas em Pesquisa
Para tornar mais fácil o acesso às informações sobre boas práticas em pesquisa científica, o Instituto de Química de São Carlos da USP lançou em outubro, a página do Comitê de Boas Práticas em Pesquisa do IQSC, onde é possível consultar suas atribuições, encontrar material de apoio, solicitar esclarecimentos ou relatar práticas irregulares em pesquisa na unidade através de um formulário que não exige identificação do usuário.
O Comitê do IQSC foi instituído em janeiro de 2019, sendo composto pelos cientistas: Carla Cristina Schmitt Cavalheiro, Daniel Rodrigues Cardoso e Hamilton Brandão Varela de Albuquerque que também integra o Comitê de Boas Práticas em Pesquisa da Pró-Reitoria e a Comissão de Ética da USP.
Boas práticas e excelência
“O conhecimento é um processo cumulativo, sendo que toda pesquisa se constrói a partir de outras pesquisas. Ao publicar seus resultados, o pesquisador deve assegurar uma apresentação justa das ideias de outros pesquisadores, deixando clara sua própria contribuição à pesquisa”, conforme publicado no Guia elaborado pelo Comitê da Pró-Reitoria.
Boas práticas em pesquisa envolvem: ética, respeito, observância da legislação, transparência e originalidade, temas que têm sido alvo das agências de fomento e universidades, principalmente através de atuações em educação e prevenção de incidentes de má conduta, como plágio e falsificação.
As ações adotadas pelo IQSC nessa direção, respaldam a missão estabelecida no Projeto Acadêmico da unidade, aprovado em 2018, que estabelece a formação de profissionais altamente qualificados em diferentes níveis, a realização de pesquisa de fronteira e a disseminação e popularização de conhecimento, assegurando a excelência nos resultados.
Acesse a página do Comitê de Boas Práticas em Pesquisa no IQSC ou faça contato clicando aqui.
Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)