Cineclube CDCC exibe “Madame Curie” neste sábado

Com sessões gratuitas aos sábados, às 20 horas, o Cineclube do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos, exibe amanhã (3/8) do filme “Madame Curie”.

Marie Curie foi uma cientista franco-polonesa que teve um importantíssimo papel no ramo da radioatividade, sendo a primeira mulher a ser laureada com um Prêmio Nobel e a única a conquistar o prêmio duas vezes, em 1903 e 1911. Junto de seu marido Pierre Curie, os dois descobriram os elementos Polônio e Rádio durante o ano de 1898. Entretanto, por conta da constante exposição a radiações, durante sua pesquisa, Marie morreu de leucemia em 1934, deixando uma importante marca na história da humanidade e da ciência.

Filmado nos Estados Unidos (1943), o drama retrata a vida e carreira da cientista que por ser uma das poucas mulheres atuantes na ciência, sofreu com muito julgamento e preconceito que permeavam a sociedade da época.

O filme será exibido com áudio original e legenda em português e é recomendado para todos os públicos.

Veja o resumo e trailer do filme: www.cdcc.usp.br/cineclube
Endereço: Rua 9 de julho, 1227 – Centro, São Carlos-SP
Contato: (16) 3373-9772 ou braz@cdcc.usp.br