Algoritmos de inspiração biológica como ferramentas para a física computacional

No dia 29 de novembro, sexta-feira, às 10 horas, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP recebe para nova uma edição do QTNano Talks, o cientista João Paulo Almeida de Mendonça da Universidade Federal de Juiz de Fora. O tema do encontro é  Algoritmos de inspiração biológica como ferramentas para a física computacional.

Mas, o que é física computacional? O convidado explica que “ela emergiu no contexto geral da física como uma nova maneira de pensar e modelar a natureza, que toma seu lugar não como parte dela, mas ao lado da já tradicional física teórica e da física experimental”, e acrescenta “o uso de técnicas não convencionais em física, geralmente derivadas da ciência computacional ou da matemática, está se tornando um tema como um no desenvolvimento de metodologias para a física computacional”.

Sobre o seminário, o pesquisador informa que “apresentaremos algumas das metodologias mais famosas e ilustraremos o potencial delas em duas aplicações recentes desenvolvidas no Laboratório de Simulação Computacional, no Departamento de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora”, onde o cientista desenvolve suas pesquisas. “O uso de algoritmos genéticos e redes neurais para descrever o crescimento CVD do grafeno e a extração de dados de saídas de simulações micromagnéticas usando inteligência de enxame” serão apresentados.

imagem: QTNano

O QTNano Talks é uma atividade do Grupo de Teoria Quântica de Nanomateriais (QTNano), coordenado pelo cientista Juarez Lopes Ferreira da Silva. A apresentação no anfiteatro B do edifício Q1, em inglês, com transmissão ao vivo no canal do grupo no Youtube, onde estão disponíveis também os videos de eventos anteriores.

“Bio-inspired algorithms as tools for computational physics”
29/11/2019, 10 horas, anfiteatro B do edifício Q1 do IQSC-USP
Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do campus USP
Inscrição para participação presencial: www.iqsc.usp.br/eventos